sexta-feira, fevereiro 23, 2007

@Sagadi

Lembram-se de como (quase) começou este blog? Com o pre-departure trainning course em Oeiras... Pois agora tive o on-arrival trainning course em Sagadi, cerca de 150 km a este de Tallinn. Foram cinco dias de acção, desporto, descoberta, emoção, sono, sauna, neve e gente boa!
Na primeira noite fomos Hike on the forest... que é como quem diz andámos 10 km na neve, rumo ao mar, sem luz nem um mapa adequado!!! Felizmente, havia chocolate, água e maçãs de sobra. Eu não acreditava que ia ser capaz de chegar ao fim, mas lá cheguei! Também não podia desistir porque isso implicaria risco para todo o grupo. Mas 4 horas a caminhar, na neve (já vos disse que é pior que areia), de mochila às costas, depois de um fim de semana de festa é duríííííísimo. No fim da caminhada tínhamos à nossa espera: sopa quentinha e gorda, um belo chá escaldante, tudo numa bela casinha de madeira =)

Pela manhã, antes de fazermos o caminho de volta, fomos ver o mar... ou o que resta dele, por debaixo do gelo. Foi demais por os pés em blocos de gelo salgado!! Estar na praia a nevar! Eu muitas vezes tenho comparado a neve à areia, mas neste caso foi mais substituir uma pela outra!!

Depois, fizemos o caminho de volta para o hotel, mais 5 quilómetro na neve. Desta vez, pela estrada, foi bem mais fácil!!

A semana foi toda marcada por grandes risadas, jogos e muita reflexão. Mas para mim foi sobretudo a semana da neve!!! Aprendi que as diversões do estonos implicam sempre alguma dor... senão, vejamos: caminhar na floresta cansa, molha os pés, gela os dedos, destroi o nariz... mas é fixe!!
Sauna é sufocante e rebolar na neve de seguida é de gritos! Mas faz super bem à pele, aos músculos, à circulação e estimula o riso e o convívio!!
ski... é do CCC, mas... se avaliarem pela quantidade de neve das minhas calças, facilmente, percebem que me fartei de cair... tenho umas cinco pisaduras... só nas pernas! Mas é brutal a sensação de descer uma colina em alta velocidade!
Safari na neve é brutal, lindo! Mas é cortante porque em vez de pó, levanta neve... Rappel também é fixe, mas a 24 metros do chão é muuuuuuito ventoso!!
enfim... não si porque estou práqui a escrever!!! palavras para quê??

durante a caminhada, na primeira noite: Elina (treinadora), Doro (Gr) e a Cete (SP). O Margus (sim, com "G" que o rapaz é estono!), que se vê pouco, estava a mostrar-nos um musgo... Enfim, a culpa ds cena dos desportos foi dele que é meio maluco!! Mas viveu um ano em África e consegue falar português, o que é uma grande coisa!!

dizia eu que fizemos o caminho de volta para o hotel. Se repararem à vossa esquerda tem uma placa onde diz Sagadi 5km... lá fomos nós!
Chegados ao hotel foi o ataque à comida!!! o Restaurante (bem como o resto do hotel) era bem catita, fancy, eu diria!!
Aí está uma amostra do que eram os quartos!! Muito fixes, mesmo! Nada que se compare à pousada de juventude de Oreias... não desfazendo, claro!

é bonito...
O dia que eu curti mais foi aquele em que fomos fazer um safari pela floresta de neve, depois visitámos umas minas e à tarde: desporto radicais!!

muito bom o safari, gostava de repetir. Mas desta feita num carro fechado!!!


no "meu" jipe iam Moos (HL) e a Doro (Gr), mais o Thomas, no banco da frente. Dei-me super bem com estas duas criaturas de 19 anos! Inteligentes e com grande sentido de humor! ALém disso, o Moss tb vive com a sua patroa o que me deu um certo alento. E o facto de eu estar para mudar de casa deu-lhe alento para fazer o mesmo!! Fixe!

o objectivo do safari era mostrar-nos, à superfície, um dos métodos que a Estónia usa para produzir energia: queimando uma pedra que contém óleo. Ou seja, os gajos têm as minas de onde sacam as pedras, através de explosões, e depois queima-nas, produzindo energia e estas montanhas de cinza...

Graças às explosões, milhões de litros cúbicos de água potável (subterânea) são contaminados com óleo, pelo que esta se torna não potável. "Pelo menos de acordo com os critérios da União Europeia", disse o guia!

eu e o Wart antes de entrarmos na mina. Aqui o belga é poliglota, a pessoa com a maior capacidade mimética (linguística) que conheci até hoje!! Adorava ser assim!

A Cete, na mina, a furar a parede! Dança Sevilhanas e tem um sorriso de fazer inveja. Demo-nos bem... não fôssemos mediterranean people e quase da mesma idade... O problema é que a rapariga não está a gostar muito da cidade onde desenvolve o seu projecto (Parnu). Ou talvez não seja um problema, porque assim, vai vir a Tallinn várias vezes =)

antes de virmos embora ainda tentámos fazer um boneco de neve... Mas a neve estava tão fofa, que foi impossível... Fizemos isto! Da vossa esquerda para a direita: Thomas, Doro, eu, Moos, Wart e Veronika. A Cete estava atrás da câmara!
Espero rever este povo muitas vezes, da mesma maneira que espero rever os Birls de Oeiras muitas vezes! Como disse uma holandesa que esteve uma vez em minha casa em Lisboa: "I am a people person". Me too =)

terça-feira, fevereiro 20, 2007

Christian's Birthday

Sábado bota pá festa de novo porque eram os anos do Christian... Jantarada italiana, que é como quem diz: massa e bué de prendas!! Mas antes disso tive que me recompor da festa de sexta... e não foi nada fácil. Lá cheguei a Lasnamae às 8 da noite e a casa estava cheia de povo! Voluntários que estao em Tallinn, noutras cidades estonas e na Finlândia (vieram passar o fim de semana). O Christian, como é um bacano, recebeu bué de pequenas prendas, tipo:

um grande pedaço de papel de cenário escrito por toda a gente. Grego, finlandês, italiano, português, francês, inglês... a verdadeira torre de Babel! Da vossa esquerda para a direita está Alice (Fr), Georgius (Gr) e Lena (Uc). O papel figura agora no apartamento de Lasnamae que passou a ter outro nome: "L'Auberge Estonienne" (aka "A residência espanhola"!!)

Como o Christian é um rapaz muito afável e comunicador, ainda lhe demos este belo caderno sobre "como não enganar miúdas"! Recebeu uns autocolates do Che e de uma cerveja russa, umas caixinhas russas, pins e um belo lenço. O jantar foi uma risota pegada e muita vodka. Tanta que demorámos mais de uma hora da paragem de autocarro ao bar onde devíamos ir ver um concerto. Há que dizer que eram uns bons 300 metros!! Claro que quando lá chegamos estava a fechar e por isso fomos para outro sítio, perto da minha casa nova!!!!!!!!!!! Mais meia hora para chegar ao spot. Mas valeu a pena, já que por 50 kroons (3 euros e 13 cêntimos) se pode beber litro e meio de cerveja, três finos daqui!
Só para que fique o registo de como o Christian estava feliz, o que nos fez feliz a todos... e olhem que eramos muitos!!! Mas em breve colocarei mais fotos deste aniversário, porque foi mesmo especial!!!
Nessa noite dormi na sala, em Lasnamae. Pouco depois de acordar, ainda de mau humor parti-me a rir!! Uma voluntária canadiana que está na finlândia acordou mais ou menos ao mesmo tempo e estava chocadíssima porque tinha uma pisadura no joelho do tamanho de uma nádega!!! Até eu fiquei abismada com o tamanho da negra. Mas pelo menos eu lembro-me bem de onde ela a fez!!! À ida para o segundo bar, a miúda ficou pelo caminho a trocar uns cromos com o Thomas. Claro que se perderam do pessoal... eu e o Kêlig voltámos para trás para os apanhar. Quase à entrada do bar (chamado Hades...) a miúda escorregou no gelo e o Thomas não a conseguiu segurar... caiu estatelada no chão!
"Did I fell??" Só me consegui rir!!! Aliás, é coisa que tenho feito bastante =)

domingo, fevereiro 18, 2007

Pendulum@18h00

O que é que duas tugas e um francês fazem quando há uma festa de Drum'n'Bass que começa às seis da tarde?? Vão ao spot comprar os bilhetes e ficam 3 horas à porta do suermercado (do lado de dentro, claro) a beber, comer e a dar ao serrote!!!

O Ben e a Gabi, no seu melhor =P

duas garrafas de vodka depois, o supermercado fechou e lá nos convencemos que era altura de ir para a festa! Oh pah, foi a primeira vez que estive tanto tempo num supermercado!! Mas, com uns 5 graus negativos não dá para ficar sentado no passeio à espera de quem não prometeu de vir!

A festa foi brutal, mas um bocado "Ana Maria style", se é que me entendem!! O gaj de Pendulum que tocou foi o mesmo que vi no Swing... começo a achar que afinala eles não são 3, mas um só! e o moço lá tocou, e tocou e tocou.. até às 3 da manhã!!!! Nunca mais me queixo que as festas na Via acabam cedo...

a foto possível...

quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Moving to Kopli...

terça-feira foi noite de:

Já que não há bacalhau, arranja-se um arrozinho de pato! Graças à receita da Pi e ao meu toque especial, a malta até se babou!! Já me fizeram prometer que vou ter que repetir a tainada (várias vezes)!!

Quarta-feira foi dia dos amigos! Pois é, na Estónia, além do dia de São Valentim (90% menos comercialóide que em Portugal), celebra-se o dia dos amigos. Ora então comprei uns chocolatinhos para oferecer à malta, que afinal, aqui, são os meus amigos!! E o Kileg fez um jantar mexicano, o que só veio confirmar o esteriótipo: os franceses são mesmo os melhores cozinheiros do mundo!! (desculpa lá, oh Birls!) Mas antes do jantar, fomos todos entrevistados para um jornal ("Jovens na Estónia") por uma mocinha muito simpática e um fotógrafo que também é voluntário! Toca de cuspir todas as histórias sobre racismo contra emigrantes, diferenças entre a Estónia e os nossos países de origem, etc! Quando estiver nas bancas eu comunico! Mas a entrevista deixou-nos tão esfomeados que até nos esqucemos de fotografar o jantar... o guacamole estava deliciosoooo!

quarta-feira foi ainda o dia de saber que finalmente vou mudar de casa, no fim do mês!!!! URRAAAAAAAAAAAAAAYYY
Grande filme com burocracia e falta de papéis, mas à boa maneira tuga (aka desenrrascanso) as cenas lá se encaminharam... Vou mudar para perto do centro (15 minutos a pé do office), junto à estação dos comboios e de um mercado russo! Mais promenores nos próximos capítulos...

terça-feira, fevereiro 13, 2007

Skype e arroz de pato

No sábado, devíamos ir a outra festa reggae, noutro clube...quando chegámos lá percebemos que era Regatone, do pior!!! Mas depois de pagar 3 euros para entrar... há que curtir até ao fim!! Nesta festa, havia mais rastas, alguns blacks, uma asiática que era estona e um gajo que parecia mesmo português...
Pelo menos, foi o que eu pensei umas 10 vezes quando o vi passar por mim! Giro, moreno, com pinta... podia bem ser tuga! Quando estava na fila par a casa de banho, a manufacturá-lo, o bacano mete conversa comigo, em inglês. Nem quis saber perguntei-lhe logo de onde era! "You can guess", diz-me ele todo importante... "Portugal", afirmei eu toda convicta!! Pela cara de espanto do bacano vi logo que era mesmo português!!! Lindo!!! Mais um Zé a acrescentar à lista!!! E ainda conheci um amigo que o está cá a visitar! O primeiro jovem é um dos três portugueses que trabalham na sede do SKYPE.
Para quem não sabe esta bela tecnologia foi inventada na Estónia e a sede é aqui em Tallinn!!
Nada mais a registar desta festa, foi uma seca... mas conheci dois tugas e dois blacks americanos que eram uma comédia! Um tinha na boa 2 metros e era estupidamente parecido com o Michael Jordan! O bacano queria engatar a Kata, mas ela tem namorado na Alemanha e apenas 19 anitos!!! Fartei-me de rir, a miúda apanhou uma lavagem do americano, coitada!!

Enfim, quando fomos para casa ainda fizemos uma paragem numa espécie de quiosque de panquecas 24h open!! Os estonos dizem que foram eles que inventaram as panquecas, são um símbolo nacional. Os russos dizem que "não senhor"!! As panquecas são tão russas que eles até têm a semana da panqueca (começa na próxima segunda-feira)... Enfim, o importante é que a senhora das panquecas não falava inglês mas o meu russo e o estono do Kileg lá resultaram! E ainda nos pudemos grizar à força com o super bigode da senhora que, à boa maneira estona, demorou uma meia hora a fazer 3 panquecas...

Domingo também foi um dia muito produtivo... acordar e ir ao restaurante, depois ao super mercado, festa do Luís e caminha!! o restaurante chama-se African Kitchen e é de uma qualidade que merece destaque!! A comida é brutal, pelo menos a minha Moamba de Galinha estava deliciosa! Tanto, que fui à cozinha espreitar o chefe: africano, mesmo!!! O espaço é calmo, reggae ambiente, grandes sofás, muito bom!! Ficámos lá horas... Depois foi sempre a correr para comprar bebidas para os anos do Luís! Quando lá chegámos conheci logo mais duas portuguesas, bué de espanhóis, italianos, malta da aula de russo... bem, o mundo ERASMUS é cá uma cena...

Por esta altua ainda não sabíamos os resultados do referendo... graças à diferença horária e à falta de actualização dos sites noticiosos (público e TSF) quase ia morrendo do coração... Mas, felizmente, A CABRA não me deixa mal!!! E fiquei a saber que "estávamos" a ganhar, apesar de não ser vinculativo! Quando a minha mãe me ligou a dar os resultados definitivos e as promessas do Sócrates, já cá passava da meia noite, já não estava na festa... mas o Christian e o Georgios fizeram a festa comigo!!!! Afinal, só na Irlanda e na Polónia é que é como ERA em Portugal!

Segunda de manhã, ainda embuídos do espírito de fim de semana, fomos a um mercado russo!! Bem, primeiro pensei que estava na feira de Espinho, a julgar pela quantidade de gajos com mau aspecto e de roupa com pior ar... depois pensei que estava na Feira da Ladra, dada a quantidade de velharias e quinquilharias e merdices que vi à venda por uns míseros cêntimos! Mas, no final, depois de não comprar nada, constatei que era mesmo um mercado cheio de legumes e fruta e comida com muito melhor aspecto e preço que no supermercado... acho que vou adoptar!!

Deviam estar aí uns menos 15 graus na manhã de segunda e, como tal, não conseguimos estar mais de meia hora no mercado, tínhamos que ir para um sítio quente!! "Kompressor", decorem este nome!! Quando cá vierem, eu levo-vos lá a comer as melhores e maiores panquecas da cidade!! Ao comer, decidimos que a Jessy merecia uma refeição portuguesa antes de ir embora!! E então, ao sair do Kompressor passámos no mercado português para ver se tinham bacalhau. Ao meu "bom dia" a mulher responde-me "Téré"... Começamos logo mal!!! Não fala português, não tem bacalhau nem natas!!! Oh pah, não fosse a música de Clã que estava a tocar e eu pensaria que me tinha enganado na porta!! Nesta loja há imensos vinhos, mas de uma garrafa de Casa Garcia custa quase 10 euros nem quero imaginar quanto custa um vinho em condições! Há também Compal e pudim Mandarim!!!! Fiquei espantada com a cena do pudim, mas fiquei atónita por não terem bacalhau... Para que serve um mercado português, então????
Com isto quero dizer duas coisas: mandem-me umas postas de bacalhau e hoje o jantar é arroz de pato!!!

Reggae weekend

Ora deixem-ma cá ver se actualizo esta cena... O fim de semana que começou na quinta à noite durou até domingo à noite, terminou com um aniversário português!!
Ora na sexta fomos a uma festa de reggae, algures ao pé do mar, num clube russo com muita pinta!! Perdi-me 2 vezes pelo caminho, até chegar a casa da Aude onde estavam os restantes voluntários! Só tive tempo de comer um bocado de pizza e agarrar um CCM (City Centre Mix = vodka com sumo) e saímos rumo à festa, que começava às 9h00... Depois de nos perdermos mais uma vez, lá encontramos uma freak estona que nos levou à festa e ainda conseguiu que entrássemos por apenas 3,33333 euros (50 kroon). Mal cheguei à pista, parti-me a rir!!

que raio de banda de Reggae é esta???? Ainda por cima cantavam em russo!! "Spa Koina" ("Tem calma") foi a melhor música! Mas que grandes personagens!! Não foi difícil perceber porque o clube estava quase vazio... Mas, sem grande problema, porque só nós éramos uns 10!!
Cedo a coisa se compôs com mais uma banda, desta feita irlandeses! Bem bonito(s)!!!

Bem, quando acabaram de tocar (aí umas duas horas depois) foi o descalabro!! Pelo menos para mim e para a Jessy (amiga do Kelig que está cá de visita!)! Sem meias medidas, fomos atrás dos gajos para a sala VIP! O resto do pessoal já tinha bazado. Sobrávamos eu, Jessy, Kelig, Christian e a Kata (alemã). Tudo para a sala VIP, continuar a cantar e a beber... birls e djambés! Foi uma alegria!!

eu e a Jessy, em altas!! Dei-me super bem com esta miúda, falamos a mesma linguagem, no mesmo comprimento de onda! Então quando pusemos os olhos nisto:

quer dizer... é fácil duas gajas serem consensuais nesta matéria!!!
Dois pontos a reter sobre esta festa: a primeira vez que fui ao reggae e só havia brancos na festa!! A primeira vez que vi, numa festa reggae, os rastas serem a minoria (menos de 10 pessoas, se contarmos com a banda)! Gente estranha, esta!!

Foi tudo lindo e maravilhoso até sairmos da festa... Como só faltavam duas horas para o primeiro autocarro, decidimos esperar... (a Kata desistiu e foi ara casa de táxi) Primeiro no Levi'st onde eles os três adormeceram e eu fiquei a olhar para o boneco... Mas, finalmente, conheci a dona do quarto para onde tenciono mudar! Teve umas saídas um bocado infelizes (acerca dos 3 dorminhocos) mas, dela o que quero é o quarto!!!

Quando o Levi'st fechou fomos para o OLD CLUB! Atenção: quem andar por Tallinn nunca vá a este sítio!!! Eu pelo menos, não tenciono a pôr lá os pés!! Estávamos numa mesa, eu pedi qualquer coisa para comer e o Christian apercebeu-se que tinha perdido a carteira (quando ao sair da festa tivemos que escorregar, de cu, por umas escadas completamente cobertas de neve). Ele volta para trás e eu e a Jessy ficamos sozinhas com o Kelig, que dormia profundamente!!! Bem, os bisontes proprietários e os trogdloditas dos seguranças do bar devem ter um problema com a malta que está a dormir! Se ele estivesse bêbado, a incomodar alguém, a armar estrilho... mas não, estava quietinho, a dormir!!
Foi o caos! um dos gajos tentou pegar em mim, em braços para nos explusar do bar, só porque o Kelig estava a dormir! Como já tínhamos pago a comida, mas ainda não a tínhamos visto, não fomos a lado nenhum! Grande discussão: eles em russo, nós em inglês! E o animal sempre a tentar levantar-me da cadeira... mais um bocado e acho que me tinha passado a sério! Bem, o gajo lá se capacitou que eu não era uma pena e decidiu pegar no Kelig, em peso, passou-o por cima de mim e atirou-o para a porta, onde ele caiu redondo! Mas, finalmente acordou! Eu passei-me, mas o gajo era bué de grande e eu recuei 30 segundos depois! Mas ainda o mandei a baixo de Braga em bom Português, o que foi motivo para espanhóis e italianos se rirem à força na cara do gajo! Já cá fora, chega o Christian com a sua carteira intacta e apanha um susto! A Jessy estava tão nervosa que até chorava, o Kelig todo atordoado, nem sabia bem o que lhe tinha acontecido! E eu, incrédula, aos berros no meio da rua! "They kicked us out, Christian!", literalmente!!! Tantámos chamar a polícia, 4 vezes... Somos estrangeiros e como tal, fomos completamente ignorados!! Se alguém estivesse a morrer, bem que se ia... Eu acho que este assunto é da maior importância e que a embaixada francesa devia ter conhecimento do que se passou. Aliás, eu quando voltar a passar na embaixada vou interrogá-los sobre isso. Então uma pessoa liga par a polícia e não obtém resposta?? Desligaram-nos o telefone na cara 4 vezes!!! Este país assim nã vai longe!

segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Brindemos!

À nossa, à das mulheres, ao nosso país no século XXI!!!

sexta-feira, fevereiro 09, 2007

Dzen za Dniom (fonetica para russo "dia-a-dia", nome do jornal)

Alguém que experimente isto, por favor! É a tal entrevista no jornal (em) russo, praticamente traduzida para inglês... é o mehor que se pode arranjar... se funcionar, digam-me!


http://www.online-translator.com/url/tran_url.asp?lang=en&direction=re&template=General&transliterate=&autotranslate=on&url=http://www.siin.ee/bestdesign/redirect.php%3Furl=http://www.vestidd.ee/%3FSID=f0699c71ebf408af734b806fe97e4319%26n=17%26a=546

ah! Só para que saibam estou na secção "The person!" e cinco russos ligaram para o jornal a congratular a jornalista por ter encontrado tão boa entrevistada!! Houve até um que disse que eu devo ser muito especial, porque ao fim de duas semanas já tinha percebido o que muitos estonianos andam há 15 anos para percerber (como se sente um russo aqui...).

**

quarta-feira, fevereiro 07, 2007

a menos 19º...

Caros viajantes;

antes de mais, aqui fica mais uma vista do rasganço:

há mais exemplares como este no hi5 da Carina...
Ora, então, parece que, finalmente, arranjei casa. Catita, grande quarto com cama de casal, perto do centro, com uma estona e um turco (lol)!! Vamos ver como corre de burocracias (é como a estupidez das gaivotas!). Mas, se correr bem, no fim do mês, mudo-me.
Qual não é a minha surpresa quando, depois de ter ido ver este quarto, recebo um mail de uma amiga do Birls, a dizer que era o quarto dela... Eu explico: O Pedro tinha-me dado o contacto dela, na base do "Ah e tal, ela é estona pode ser que saiba de algum quarto para arrendar". Mandei-lhe um mail, ao que a gaja responde que não sabe de nada mas que vai ficar atenta... Entretanto, conheço outra estona (a sua companheira de casa), que me diz ter um quarto para arrendar, depois de Março. Lá vou ver quarto, gosto muito, quero mudar. Quando chego a casa e vejo o mail da amiga do Birls a dizer que era o quarto dela... enfim... Nem sei se me ria ou se me grize!!

Ontem tive mais um choque cultural, daqueles que batem forte. Na Estónia há escolas para russos e escolas para estonos!!! Ou seja, é possível a um estono (jovem que nasceu aqui e tem passaporte estono) não falar esta língua, porque os pais e restante família, são russos. Então as crianças são educadas como sendo russas, comem comida russa, e vão à escola russa, onde as matérias são leccionadas em russo... Sobre história e geografia eu nem quis saber... Mas, provavelmente, ensinam as russas e não as estonas! Eu não sei o que pensar... é-me muito difícil aceitar esta situação de segregação. Mas pior, é pensar que antes dos estonos discriminarem os russos, estes não se misturam por vontade própria! É surreal...

ora então, saí eu do trabalho com a cabeça "hecha en mierda", em direcção a Lasnamae. Não é costume haver jantares de voluntários durante a semana, mas pelo que percebi do telefonema do Christian ontem era dia!! "But why today??" perguntei-lhe eu!! E o jovem italiano responde-me, no seu inglês macarrónico: "Oh Lee, just... BEACUSE!!" Lindo!
Quando cheguei a Lasnamae percebi porque: há uma volunária (de França) nova! E como está cá uma amiga do Kelig's... há que fazer jantarada e beber uns canecos! Ora então a Laura (que também cá tem dois amigos, de visita) fez isto:

é uma espécie de batatas raladas com pão "amb tomàquet". A cena é muito boa, mas é a única coisa que a miúda sabe fazer... Tenho que começar a pôr as minhas garras de fora... Mas bacalhau aqui, parece que só freco... =/
Quando chegou à hora de sair, alguém se lembrou de verificar a temperatura antes: -19!!! Foi o nosso recorde aqui! Mas claro que os fracos não se aguentaram e acabámos por só sair eu, o Christian, o Kelig e a amiga... Na boa!! O Kelig levou-nos a um sítio que... como posso descrever??? É uma tasca refinada. Nem mesas tem, só te sentas ao balcão que partilhas com vários velhos. É barato como uma tasca, mas o empregado de balcão está vestido a rigor, todo de negro, com um crachá com o seu nome... E prepara as bebidas com um medidor e muita classe! Gosto deste sítio e do seu martini a um euro e pouco!
Saídos daqui, voltámos ao Levi'st onde encontrei o Luís com umas miúdas da minh aula de russo, mas um italiano que tínhamos conhecido na sexta à noite. Ainda conheci uns espanhóis e uns catalães! Esta cidade é pequena...

Assim foram estes dias... esta noite há festa Reggae, amanhã não sei, domingo aniversário do Luís... Haja fins de semana!!!

segunda-feira, fevereiro 05, 2007

BIRLS!!!

Esta noite foi o jantar de anos do Georgius, que ele esteve a preparar toda a tarde! Estava delicioso!!! Mas quem recebeu a prenda fui eu! Directamente de Berlim: Birls!!! Buchas!! Alegria!!! Faz amanhã três semanas que estou aqui e acho que finalmente vou dormir como uma "creatura" (para usar o termo catalão)!


Aqui está parte do jantar: salada grega, meat balls, molho de iogurte e arroz branco. Havia ainda uma pasta espectacular com queijo e cogumelos para os vegetas (e os gulosos). Para sobremesa um bolo (tipo pão de ló) com smarties e calda de nutela... Brutal!!


E o Georgius com parte da prenda que lhe demos... mas estes são só para enfeitar o quarto, porque são demasiado grandes... Então oferecemos também uns cor-de-rosa com caveirinhas cinzentas! Muito giros!

E pronto... agora vou dormir (bem, espero!)... É que amanhã tenho aula de russo (3 horas) e uma entrevista (em russo, sobre filhos de casais divorciados) para fotografar!!

Ps: Na Estónia, os semáforos ficam: verde - amarelo - vermelho - amarelo - verde.
Na Estónia os carros têm que andar com os médios ligados 24h por dia.
Na Estónia, durante o Inverno, o céu não fica negro, à noite. Nem azul-petróleo... Fica aquele azul esmorecido próprio das 22h00 de Julho, em Portugal.
Na Estónia, no Inverno, o Sol não faz uma meia circunferência no céu. Levanta-se e põe-se no mesmo lado, perfazendo apenas um ângulo agudo no céu...

mais um fim de semana em Lasnamae!!

Este fim de semana foi extremamente produtivo, especialmente no campo de conhecer portugueses e falantes da língua de Camões!!

Na sexta à tarde não fiz grande coisa... andei com a Julia à procura de prendas, porque ela vai a Rússia e convém sempre levar qualquer coisinha para a família e amigos. No nosso périplo pelas lojas de recuerdos heis que: descubro a Casa de Portugal, mercado português. Bem, mas de mercado português não tem nada, absolutamente, a não ser o vinho e a comida... Quer dizer é uma loja, no centro da cidade com vinho e comida portuguesa. Mas pelo aspecto da coisa deve ser caro que até dói!! Não entrei para confirmar, até porque o ar de estona da gaja que lá estava a atender foi altamente desencorajador...

À noite, como íamos a uma festa brasileira disse ao Luís para aparecer, e ele assim fez mais a sua amiga Letã. Alegria!! Ainda a festa nem tinha começado e já eu estava a falar português! Encontrámo-nos num bar onde os voluntários param muito e que se chama Juuksur. Também tinha combinado lá com Sara, a americana que conheci na aula de russo! Este bar é engraçado mas, entretanto, já vi milhares de reclames a dizes "Juuksur" na rua! Só ontem é que a Lena me disse que significa "cabeleireiro"!!! Bem bonito! Uma cerveja depois lá fomos para a festa brasileira ou carnaval, ou whatever!!! O salão onde foi a festa era tão grande que parecia estar vazio... o que, como devem imaginar não é lá muito abonatório! Mas foi fixe comer feijoada, beber caipirinha e encontrar N gente que fala português! Tipo brasileiros e as suas esposas estonas e mais uma estonas que foram aprendendo português do Brasil. Encontrei também uma estona que esteve em Coimbra de Erasmus, nas Letras!! Escusado será dizer que não a conheci, na altura! Mas depois disso foi para o Brasil em SVE e agora continua a falar português correctíssimo!


os cozinheiros e mestres de capoeira Tôni e Lauro... desfocados por culpa minha, claro!!


Julia, the barberian a dar-lhe na feijoada!! Estava mesmo boa!!


um pouquinho de capoeira para abrir a pista...

Bem, mas a verdadeira festa começou quando saímos desta... depois de uma breve incursão num bar chamado Texas, em que é preciso ter 21 anos para beber (mas é muito mais mexicano do que americano) fomos ao Levi'st. Espaço pequeno, pouco ventilado, música alta, cerveja barata... pareceu-me bem! Então quando um morenão mete conversa connosco, pareceu-me ainda melhor! Quando lhe disse que era portuguesa tratou logo de me apresentar a outra portuguesa, Gabi, de Lx!! Alegria alegria!!! Para quem se andava a queixar que não havia portugueses nesta terra, conhecer dois de uma vez só foi no mínimo lindo! O Luís já tinha batido a retirada, os ouros estavam meios aterrados no sofá... Mas Julia e eu fizemos a festa sem grande problema! Ainda tive tempo para conhecer um grupo de estonos muitos simpáticos e diveridos (coisa rara)! Uma das raparigas deste grupo tem um quarto para arrendar na casa que divide com um turco, no centro da cidade! Gosto de gente assim!! Bem, o Juuksur fecha às seis (e parece que é o único sítito assim...), ou seja, só nos apercebemos das horas quando deixou de haver som... Mas temos que ver as coisas pelo lado positivo: assim podemos ir de autocarro para casa, sempre são umas coroas que se poupam!

No sábado devia ter ido ver um quarto... mas não me consegui mexer do sofá da sala de Lasnamae, todo o dia e toda a noite... O jantar foi tipicamente ucraniano, feito pela Lena. Às batatas cruas e raladas, ela juntou um pouco de farinha e fritou pequenos bocados com carne picada lá no meio! Não me consigo lembrar do nome, mas estava delicioso!

No domingo lá fui ver o quarto, em casa de Aleksei, um jovem russo. A casa é fixe, o quarto enorme, a cama de casal... e tem tudo que a outra casa não tinha: tv, net e máquina de lavar roupa! O senão: é longe como tudo (30 minutos de bus). Vou ver outras coisas, mas se até ao fim da semana não encontrar nada melhor...
À tarde foi tempo de porcurarmos uma prenda para o Georgius, o grego que faz anos hoje!! Tarefa difícil, visto que ele decidiu vir connosco às compras! Mas lá encontrámos uns belos boxers de cetim azul turquesa com um Hércules muito engraçado e a bela inscrição "Love God"!! O jantar grego é hoje, assim que houver fotos, partilharei!
Prenda comprada, café bebido (um euro e meio) siga ao encontr da Gabi e da sua amiga romena! Mais uma tarde agradavelmente passada, paleio e mais paleio, umas cervejas, umas panquecas incríveis no Kompressor, mais cerveja... À noite, de volta a Lasnamae era a minha vez de cozinhar! Ora cá vai disto: pasta com um bocado de carne picada que tinha sobrado do jantar ucraniano e mais uns vegetais para dar cor à coisa! A Julia, o Georgius e a Lena foram unânimes em concluir que esta foi a melhor pasta que comeram na Estónia! Para mim foi um grande elogio, tendo em conta que moram com um italiano que cozinha muito bem!! Pena que o Christian esteja com outros voluntários em Berlim e não tenha provado a pasta à tuga!!

Mais nada há a registar deste fim de semana... a não ser que a temperatura está bastante agradável: entre os -2 e os +2. Quer isto dizer que: 1 - até dá para andar de saia, 2 - sem luvas, 3 - nem gorro!! 4- A neve está a derreter, a relva volta a aprecer. parece bom, mas não é porque como está frio na mesma a neve feita em água rápido se transforma em gelo, escorregadio, quebradiço, fatal!! Já escorreguei umas 1583 vezes, mas ainda não sei nenhum trambolhão! Acho incrível!!

sexta-feira, fevereiro 02, 2007

voava voava

Há cenas que são iguais em todo o mundo... tipo: a estupidez das gaivotas!!! São passarocos mesmo burrinhos burrinhos!! As gaivotas de Tallinn não fazem tanto barulho com as do Porto, mas são burras na mesma!!


esta esteve aí uns 15 minutos a bicar a janela aqui do office... e ainda olhava para nós com um ar muito intrigado... coitada!!
Ou isso ou apaiconou-se pelo jacaré de porcelana...

AH!!! Hoje saiu, num jornal nacional russo, uma entrevista à minha pessoa! No jornal em que trabalho com os miúdos, na rubrica semanal UP DATE... "Os aliens vivem em Marte, não na Estónia" é o título da entrevista de página e meia (uma a cor com foto a todo o tamanho... pareço uma maluquinha!!!) Já tenho o jornal, quando o conseguir fotografar mostro-vos, ok? a cena dos aliens eu explico naquele post que ando a prometer há bué sobre russos e estonos e russos na Estónia...

agora tenho que ir, há uma festa brasileira esta noite e não posso perder a feijoada!!