sexta-feira, janeiro 04, 2013

note to self

Liliana,
se não podes ir correr, caminha.
se não podes ir para o exterior, usa o que tens no interior.
e sobretudo, não aceites desculpas vindas de ti própria!

quinta-feira, janeiro 03, 2013

ano novo, sempre as mesmas resoluções

a cada ano que passa, acho que faço sempre as mesmas "resoluções de ano novo". aposto que não sou a única.
o paleio é sempre o mesmo: bloggar mais, comer menos, mais saúde, mais amor... blá, blá, blá! não passa disso: conversa fiada. o fazer e o não fazer dependem afinal, só de mim e da minha preguiça, pouco do meu tempo e quase nada da minha vontade. e não vale a pena fiar mais conversa!
se este é o ano de mudança de ciclo, se somos mesmo os masters do nosso destino, se desta é que é... então, siga!
não, não vou fazer resoluções megalómanas. não, não vou sequer partilhar o que me ocorre que gostaria de conseguir. vou simplesmente fazer! e hoje fiz uma coisa que andava há anos para fazer: correr!
é possível que, quem siga este blogue desde o início, conheça a Vera. ela é inspiradora a vários níveis. e faz agora dois anos que a inspiração que ela emana a partir da Nova Zelândia me persegue. em 2011, a Vera escreveu um texto sobre o tipo de criança/jovem que era nas aulas de educação física. era ela e eu: correr?!? nem pensar!! revi-me tanto nesse texto (que agora não consigo encontrar para linkar aqui) que ele não me larga. não me larga sobretudo o facto de pensar que: em dois anos, a Vera que, como eu era avessa a corer, agora o faça em maratonas!! não, não é inveja, obviamente. muito menos pena de mim. é mais tipo uma raiva controlada. se ela corre, eu não corro porquê?? afinal, parece que eramos da mesma turma no quinto ano, naquele ginásio gelado, naquele ciclo decrépito!
ao longo destes anos, tenho acompanhado as incríveis paisagens que a Vera vê quando corre pela Nova Zelândia. tenho seguido os posts sobre corrida, gadgets para corredores, objetivos, treinos, etc. já disse que não é inveja, parem de pensar que sim.
hoje, acabou-se o acompanhar, o seguir, o ver, o suspirar ao pensar "e se...". ACABOU-SE!! obviamente, não vou deixar de seguir as aventuras da kiwi mais tuga da oceania. vou é fazer o meu próprio running log. não necessariamente para partilhar com vocês, perdoem. mas vou me obrigar a ir, a fazer.
Vera, a minha maratona começou hoje. caminhei 10 minutos, corri 2, caminhei mais dez, corri mais dois, caminhei 10, corri 2. sozinha. é pouco, claro, muito pouco. não chegaria para te acompanhar. mas é muito mais do que o que tenho feito nos últimos anos. e quase que te ouço: you go girl!!
é possível que agora a inveja esteja desse lado do monitor, junto dos que, como eu, não fazem nenhum. façam como eu e façam como as muitas Veras das nossas vidas. (e são mesmo muitas. desde o amigo ultra-maratonista, à pivot que corre pela manhã, até ao pai de família cujo relógio da nike me diz no facebook quanto é que ele corre em quão pouco tempo...)

façam, calcem as sapatilhas e vão. o ano começa quando começamos a fazê-lo.