sexta-feira, junho 29, 2007

os dias e as noites II



porque o sol quando brilha, é para todos... nem que seja às 22h30, após um dia inteiro de chuva e nuvens

quinta-feira, junho 28, 2007

de S. Joao da Madeira para a Aldeia




http://aldeialusitana.blogspot.com/2007/06/porcos-abatidos.html

o aeroporto de Tallinn

o pior sítio da cidade de Tallinn chama-se Lennujam, aeroporto!
Tudo começou a 4 de Maio quando o Christian foi embora... chorei baba e ranho. Foi o princípio do fim do meu voluntariado, tal como eu o conheço
23 Maio foi a Lesya... foi pena, não sei se a voltarei a ver algum dia, mas não me custou muito...
Início de Junho foi o Jesus. De Portugal a Espanha já não vão 9 horas de distância! gostava de o voltar a ver, e sei que vai acontecer um dia. fui sozinha com ele ao aeroporto, apesar de não sermos assim tão chegados
10 de Junho foi o Georgios. o caos instalado de novo! Perdi mais um companheiro mediterrâneo que fazia o mesmo tipo de piadas e o mesmo tipo de esforço para estar a tempo e horas nos sítios combinados... Lá terei que ir à Grécia... chatice!
20 de Junho o Ben voltou para Marselha, para o estilo de vida do sul, como ele diz! Agora é Rock n Roll around the world! Ele prometeu vvoltar a Tallinn até Setembro, para ver a namorada que está cá até essa altura. Eu cruzo os dedos para que isso aconteça...
28 de Junho, esta manhã, foi a Alice, para Lyon. Desabou o mundo na minha cabeça... lá se foi a amiga, companheira de cozinhados. lá se foi a pessoa a quem eu ligava sempre e vice versa porque era de graça... Lá voltou a ma petite e eu cá fico...
Amanhã de manhã vai o Robert, companheiro das aulas de russo. Fomos os melhores alunos, os únicos a sacar um A (entre 91 e 100 %). Lemos Dostoyevski ao mesmo tempo, gostamos de Fred Perry e de Koop... mas vou ficar em casa dele em Berlim, por isso não será uma despedida assim tã triste, espero!
na terça feira que vem: pela manhã vai a Aude. A mãe que não bebe nem fuma, mas não perde uma festa. a mais independente de todos nós. a que organiza as contas, os mapas, os guias... vou ficar desamparada...
à tarde vai a Laura... a chavala que se porta como uma chavala... lá se vai o humor negro, a fragilidade e as piadas cruéis. lá se vai a professora de inglês... Mas tb a vou ver em Berlim... sse bem
Quarta, não sei a que horas vai embora o Kêlig... o testo da minha panela, como disse a Dani. o meu twin, como disse ele mesmo. vai embora o meu amigo, companheiro, daqueles com com se fala com olhares. Adeus mestre da cozinha, companhia das festas de drum, das noites intermináveis, dos cafés matinais, do primeiro dia de praia, das compras em lojas de segunda mão. Adeus ao meu fotógrafo pessoal e preferido, ao melhor guia turístico e ao pior co-piloto... com ele vai uma grande parte de mim.
Ponto final Parágrafo. Quando o Kê for termina para mim a primeira fase do meu voluntariado. Estou agora exactamente a meio. Vou ter que reconstruir toda a minha rede de amigos, apostar mais nos que ficam. começar do início, do zero, dedicar-me aos locais...
Mas por um lado estou quase que ansiosa que este dia chegue e que se acabe com esta sensação de perda e impotência e saudades do futuro. quero que chegue para acabar com a baba e o ranho!
Começa quarta-feira: EVS take II

terça-feira, junho 26, 2007

ha um mes atras...

Vamos retroceder à última semana de Maio… (Há que ver se recupero o tempo perdido, tenho um mês em atraso…)
De 23 a 30 de Maio foi semana portuguesa para os volunário em Tallinn. Tudo porque três ilustres amigos vieram cá visitar a je!
Três dias antes de chegarem eu já não dormia nada de jeito, tal era a excitação. E a eles peço desculpa por não ter aqui feito um “reparo” acerca da sua visita. O dia em que chegaram foi também o dia em que a Lesya partiu, de volta a Kiev. Para a sua festa de despedida fizemos uma refeição ligeira com cous cous e vegetais e um belo foundue de chocolate e frutas para a sobremesa.

a foto possível do fondue


e da cara dela quando o viu

foi uma noite calma, já que rapariga não é muito dada a festas e noitadas. A manhã seguinte foi muito mais excitante para mim. Fomos pô-la ao aeroporto e buscar o Pedro, a Catarina e a Daniela, uma bela comitiva!
É difícil explicar a alegria de rever os amigos ao cabo de 5 meses a 4000 km de casa! E uma semana é pouco tempo para meter as cusquices e os abraços em dia! Na primeira tarde fizemos uma pequena tour pela cidade velha, os cafés, os edifícios, etc…

primeira paragem Kerwiedher, na praça principal (Raekoja plats), espaço acolhedor decorado com a mais variada tralha…


segundo pit stop: Atelier de Chololate do Pedro ou Petr Chocolaterie. Já vos falei deste espaço nos primeiros posts em terras estonianas. Os casaco nas cadeiras e as toalhas de veludo dão um toque muito especial a este sítio, com o melhor chocolate da cidade!

a bela da foto da Cati na Katariina kaiak que é como quem diz: a passagem da Catarina. Diga-se que há muitas coisas na cidade com o nome da senhora mulher do Czar. É nesta passagem que estão situados alguns dos melhores restaurantes e atelier de design da cidade. Há também uma belas pedras tumulares do Convento de Santa Catarina expostas em plena rua. Há ainda a registar um pormenor de classe:

Há noite foi tempo de apresentar a malta à malta! Foi engraçado ver como os meus dois mundos se cruzaram, se encontraram e se deram bem, logo à primeira. Bebemos umas belas copadas e seguimos rumo às nossas camas… que isto de ser turista tem muito que se lhe diga!

Dia 2: mais turismo pela cidade! De manhã fomos ao mercado russo aqui ao pé de casa ver as velharias e um pouco do modo de vida e da comida das pessoas daqui. Eu acho qu este mercado não pode ficar de for a de quelaquer roteiro turístico, e até para comprar uns souvenirs é bem engraçado.
À tarde fomos ao Kadriog (sim, quer dizer “da Catarina”) o Parque da cidade onde estão situados o palácio presidencial, o Museu de Arte Clássica (Kadriog Palace) e o Museu de Arte Comtemporânea da Estónia (KUMU). Depois de um belo pic-nic demos um salto ao KUMU, mas só par apreciar a espectacularidade do edifício. Vale mais do que as exposições que tem lá dentro… Só para reforçar a ideia:

mas eu continuo a achar que os cadeirões feitos de pneus são do best:

do parque ao mar é um instante!



a primeira e última incursão do Pedro no Mar Báltico, com o Tallink ao fundo, o barco que vai de Tallinn a Helsínquia.
Mais uma moeda, mais uma voltinha no centro de Tallinn, com uma incursão por um dos mais recentes centros comerciais da cidade, para mostrar umas cadeiras à Dani! Há que fazer a visita que se julga que os visitantes vão gostar. Então design para designers:



uma, pelos vistos, confortável cadeira em madeira e forma de ovo, posicionada no meio do Centro Comercial Foorum.

Ao fim da tarde uma merecida pausa para um fininho, num dos melhores terraços da cidade: Reval café.

E pronto, hora de ir para casa cozinhar para o povo: Alheiras de Alfândega da Fé. Iguaria gentilmente cedida pela Dona Beatriz, transportada até Saint john of Wood pelo meu pai e trazida até aqui pelos amigos! Junto com as alheiras vinha um bom bocado de presunto, uns 3 quilos de bacalhau e livros escritos em português! Esta foi a primeira visita que recebi directamente de casa e foi a primeira vez que senti na pele o efeito emigrante. Se eu fosse de carro para a Suiça levaria a mala cehiiiiiinha de bacalhau e bom vinho, alheiras, presunto, sardinhas, regueifa de canela, livros, fruta e tudo o mais que pudesse!! Como vim com excesso de bagagem no avião, tive que esperar que me trouxessem algumas destas coisas. E os meus amigos foram tão queridos de mas trazer! E que bem que me souberam as alheiras, fresquinhas… Há que dizer que além de mim foi a Julka que pediu para as trazerem, por causa da história que remonta aos tempos da Inquisição. E escusado será dizer que o povo aqui se babou com a iguaria transmontana… também só podia, porque o arroz de tomate estava queimadito…
Já bem regados, fomos a mais um sítio catita: St Patricks, acabar a noite em beleza. A Dani que pouco fala inglês encontrou alguém que fala pouco mais… até trocaram óculos…


e diga-se de passagem que depois disto o Thomas está a pensar muito seriamente em ir viver uns tempos para Portugal… “Very nice ladies”, diz ele!! O que ele não viu foi como é que nós dormimos… ou tentamos dormir! Depois de umas bebidas destiladas, mais umas cervejas, mais não sei quê, não é fácil ir para a caminha… é mais fácil play o adolescente a dormir for a de casa, mandar umas piadas ao ar e rir a bandeiras despegadas!


para quem ainda não conhecia o meu sleeping device ou venda sagrada…


a mais moderna matrioshka do mundo. E não, não é a que ele tem na mão, mas sim o todo que representa…

Head Ööd (boa noite)

segunda-feira, junho 25, 2007

53 around the world

mais uma para a Francisquinha:



a 53 quilómetros de Tallinn, Estónia! depois desta foto abriu-se um sol esplendoroso até as 11 "da noite". é incrivel o poder dos laços por esse mundo fora!

sexta-feira, junho 22, 2007

quero sardinhas com broa!! ou apontamentos rapidos num computador russo

bem que me apetecia umas sardinhas com um fiozinho de azeite do bom, num pedaco de broa... ui ui
mas apesar deste pais ter nao sei quantos quilometros de mar, nao ha sardinhas frescas!! entao vou para o Lago Pepsi (http://en.wikipedia.org/wiki/Peipsi) (sim sim, beber umas colas!!)
e a primeira vez que vou acampar na Estonia... o Sao Joao, ou como eles dizem Jannipaev e, segundo o TurismTallinn.ee "Next to Christmas and the Independence Day, Midsummer Day is one of the most important holidays in Estonia and celebrating it is practically compulsory". ou seja, hoje as 4 da tarde fecha tudo, o pais para literalmente e vai tudo para o campo celebrar o Sao Joao!! Nao tem martelos nem alho porro, mas fazem como nos: saltam fogueiras!! nao sei se em Portugal isto e muito comum, mas pelo menos em Coimbra e uma alegria ir ao largo do Chimico saltar a fogeuria, comer um caldo verde e jogar na quermesse!
eu sem caldo verde nem sardinhas, resta-me pouco... vou com os amigos, cheios de pica, vamos para o Sul vamos curtir, so quem e burro e que fica!

Ana Maria: ontem fiz o teu bolo de chocoltae com POULAIN!!! tenho feito o bolo varias vezes, mas nunca fica tao bom como com Poulain. entao a ALice pediu ao pai, que veio da Franca esta semana, para me trazer um pacote!! hoje a noite vamos experimentar. eu depois digo como ficou :)

ha umas noites atras conheci um croata que se apaixonou pela lingua portuguesa ao ouvir uma Via Sacra em Roma... Estudou a lingua, visitou o pais e agora na Estonia para fazer um work camp encontrou-me!! a alegria do rapaz foi contagiante e em menos de nada ate eu ja cantava X&P...

mais um frances que bateu a retirada... desta feita foi o Ben, companheiro de loucuras e festas de drum. personagem bem disposta, se bem que sempre serio. Sempre disposto a armar a puta da confusao em todo o lado, mas sempre com classe!
foi a 5 vez que fui ao aeroporto levar um amigo... foi a terceira vez q2ue me desfiz em choro solucado! E o caos!! o inicio do fim do meu voluntariado foi dia 4 de Maio, quando o Christian bazou... a partir daqui e sempre a descer...
esperamos novos voluntarios para agosto e setembro! impossivel sere3m melhores que estes. so espero que nao sejam muito piores!

entretanto ESTOU A ESPERA DE VISITAS!!!! pois e, vou comecar a cobrar a todos aqueles que prometeram que me vinham visitar!! Bri, Fil & Paula, Hugo & Joao, Lau, PITAS do meu coracao, Ana Maria, Meri: COMO E??? tenho que vos ir buscar ou coisa que o valha?? ja dois bravos sanjoanenses e uma roqueira ca vieram fazer uma visita a je, e pelo que sei, gostaram muito!! para breve fptps e palabvras sobre essa semana... a ver se vos abro o apetite! que isto de passar o Verao a falar estrangeiro faz-me sentir uma bife!!

quarta-feira, junho 13, 2007

os dias e as noites

ontem e hoje apetece-me sonhos de Natal, feitos pela minha avó Porcina.. com calda de açucar e canela...
de há muito tempo para cá que me anda a apetecer uma lata de guaraná fresquinhooooooo
passo os dias assim... e as noites são assim:


21h21


23h00


00h00


01h00


02h30

às três da manhã já é de dia... as fotos são da janela da minha cozinha, mas podiam ser de outro sítio qualquer! Ainda não descobri o que é que me faz mais confusão: se é o sol por-se à meia noite e levantar-se às 3 da manhã; ou se não ter luz no inverno...

terça-feira, junho 12, 2007

Baltic EVS Weekend II

Sábado passou-se com uns passeios pela cidade, vinho no parque, cerveja na esplanada... isto de comunicar mt com franceses acaba sempre em vinho de qualidade! Tartu é uma cidade bastante catita, com muita gente nova e gira... tem tanto de semelhante com Coimbra que até me assustou, mas... enfim
a noite foi passada bem ao estilo de acampamento de escuteiros! toda a gente sentada na relva, numa roda gigante, com uns quantos a tocarem guitarra e umas batucadas! havia vinho e vodka com fartura, zero de freaks, zero de birls... eu achei aquilo assim um pouco pobretanas, mas lá me entreti a falar com o povo!



foi uma cena calma, ideal para o povo se conhecer, trocar umas impressões sobre a vida no Báltico, etc.
no dia seguinte foi o caos, o delírio a confusão total!!! Arrumar tudo, limpar, despejar lixo, etc. Mas 30 pessoas fazem isso num instante e em menos de 3 horas o centro estava mais limpo do que quando o encontrámos!
Fomos para o centro, almoçar, descansar à sombra, mais umas voltas, mais uns finos... e achámos por bem que ao final da tarde era hora de nos fazermos à estrada, esticar o dedo e pedir boleia...
Éramos 4, três gajas e o Kê. A Julka e a Laura ficaram num lado e nós os dois noutro... Depois de termos estado numa festa onde NINGUÉM viajou sem ser à boleia (incluíndo os que vieram da Letónia e da Lituânia) não julgámos que fosse difícil arranjar boleia para fazer 200 km... Uma hora e meia depois de termos esticado o dedo um carro parou para levar a Julka e a Laura. e apesar de o condutor ir sozinho no carro só as levou às duas...
três horas e meia depois de termos começado a nossa saga eu e o Kê estávamos cansados, frustados, com fome... Três horas e meia à espera e nem um carro! Ele gozava comigo: "You are too dark, Lee". dizia que a culpa era minha porque sou demasiado morena e com o cabelo muito escuro... eu gozava com ele: "maybe if you take out that scarf in your head, someone will stop"! Ele lá tirou o lenço da cabeça, até trocou de calças!! de umas marroquinas mt largas para uns jeans normais... mas ninguém foi capaz de parar!! a verdade é que este povo não curto mesmo nada estrangeiros, muito menos aqueles que parecem mesmo estrangeiros... que é o nosso caso!!
Antes que fizesse quatro horas que estávamos na estrada decidimos voltar para o centro da cidade, apanhar um autocarro de volta para Tallinn... que vergionha e que frustração... mas eu ainda não desisti! este fim de semana vamos para Parnu, a capital de Verão da Estónia!! e adivinhem como vamos tentar fazer as viagens...

em desespero, mas sempre a sorrir... mesmo antes de desistir!

quarta-feira, junho 06, 2007

HIP HIP URRAY

comprei hoje a minha viagem para Berlim, no fim de Agosto!!! ALEGRIA ALEGRIA até me tremem os dedos!!
Acho que é do conhecimento mais ou menos geral que eu queria ir para a Alemanha fazer voluntariado, mais especificamente para Berlim ou Colónia... mas vim parar à Estónia... eu gosto disto aqui, mas quero ir cheirar Berlim! Então vou lá visitar a Laura e o Robert e ver o andamento.
De lá sigo para Praga para visitar os meus caríssimos amigos e companheiros de voluntariado, Pipa, Cão e Pedro! É mais por isso que vou a Berlim, porque de lá o comboio é barato e daqui os voos são caros! Sempre tive muita curiosidade em ir a Praga e agora tenho 3 fortíssimas razões para ir mesmo!!
é assim, povo! 3 posts num dia, para ver se recupero o andamento!!
Estou feliz porque não vou a Paris, mas nem estou em mim! EU VOU A BERLIM!!!

Baltic EVS Weekend

Ora, era nossa ideia ir para Tartu à boleia… é muito comum os estrangeiros e os locais viajaram à boleia nos países bálticos. Pelo menos é isso que nos dizem os estonios que se fartam de andar pelo país sem pagar um tostão! E todas as sextas e domingos se vêm imensos estudantes e viajantes nas estradas de dedo esticado…
E fomos mais ou menos à boleia, mas com um gajo que trabalha com a Julka, mais a sua mulher (grande e grávida) que se chama Rena… depois do museu e da piscina eu estava num estado… bem, só queria que me deixassem dormir na viagem. Mas não… o Andrius (o gajo que nos deu boleia, mas quem conduziu foi a Rena!) é, assim, digamos que, um fala barato!! O jovem sabe tudo sobre quase tudo! É muito interessante, mas o homem não se cala e portanto, torna-se fatigante! Eu dei por mim a meio da viagem a discutir a saída do Durão Barroso, do governo português, para a Comissão Europeia!!
Mas a viagem até se fez bem, com umas quantas paragens… há a dizer sobre Tartu que dista cerca de 200 km de Tallinn e é a Coimbra cá do sítio. A universidade de Tartu é bastante antiga e prestigiada e na cidade (mais pequena que a Lusa Atenas) moram sobretudo estudantes e artistas, nacionais e estrangeiros. Há a dizer sobre a viagem que: na Estónia não há auto-estradas, talvez dada a dimensão do país!! Ou seja a 90km/h demoramos quase 3 horas a chegar ao destino. Numa das paragens eis que nos deparamos com este belo cenário

é assim, no meio do nada, e sabe-se lá porquê (esta nem o Andrius sabia) alguém meteu uma placa alusiva a Hollywood, no topo de uma colina! Eu nunca fui às Américas, nunca vi a verdadeira placa e a respectiva colina, mas esta imitação pareceu-me super, mega, hiper-ridícula! A colina nem é digna desse nome, dados os seus escassos metros… eujuro que às vezes não percebo mesmo estes estónios!!
Chegados a Tartu a primeira pessoa conhecida que encontrámos foi Margus, o meu treinador no on-arrival trainning course. Escusado será dizer que o bacano fez os treinos de quase todos os voluntários na Estónia. Mas não sabia do “Baltic EVS Weekend”. Lá vou eu a marcar pontos, logo, a convidá-lo!! O Margus, o gajo que me fez caminhar 4 horas, durante a noite, na floresta, totalmente perdida… este gajo esteve em África a fazer voluntariado durante 6 meses e ficou mais 6. Teve um professor de português que era brasileiro… ou seja, o moço, louro de olhinho azul, fala português do brasil com sotaque de black… é uma delícia!!
Quando chegámnos ao sítio da festa já lá estava imenso pessoal. Só da Letónia e da Lituânia havia tantos voluntários como da Estónia! Toda a gente veio à boleia… de Riga, de Vilnius, de Kaunas, de Vilijandi, Võru, etc! Tudo malta simpática, uns mais outros menos. Mas eu confesso que cada vez tenho menos paciência para excursões, grupos gigantes e massas descontroladas… o que aconteceu durante o fim de semana foi que o povo de Tallinn se dividiu em dois: uns que se misturaram com a maralha e nós! Eu, Kê, Ben, Julka e o Thomas fizemos um fim de semana descansado, na nossa… foi muito bom.
Da primeira noite há a registar uma moça espanhola que estuda em Tartu que apareceu lá na festa. Angela de seu nome disse-me: “Vienete a Valencia que vás a flipar, tia!”! E pronto aí está mais uma viagem programada!!
Fomos para o centro da cidade curti-la! O espanhol que organizou a festa, preparou também uma incursão a uma disco, noite de hip-hop e RnB! Está mais que visto que eu e mais uns quantos tratámos de nos desmarcar! Mas pelo caminho, ainda todos juntos, fizemos uma paragem na praça principal de Tartu, em frente à câmara municipal. Tem lá uma bela estátua de dois apaixonados debaixo de um guarda-chuva de onde cai água sem parar! Que bonito!!

a estátua é muito catita. De costas a Blandine, francesa que está na Lituânia e já veio (e foi) duas vezes à Estónia, à boleia!

a bela foto de grupo em frente à fonte ou estátua ou seja lá o que for. E este povo foi só o da primeira noite… na segunda apareceram mais uns quantos mânfios!
Depois o rebanho seguiu para a festa o espanhol para a festa e nós fomos para o spot underground lá da cidade!
Acabámos a noite (uns 10 dos 30 da festa) num barzinho pequeno, mas que é o Tropical de Tartu. Pareceu-me que o povo em condições se junta ali, joga uns matrecos, bebe cerveja no beco que dá para a porta de entrada… enfim, senti-me muito em casa! Claro que bebemos uns canecos fortes e acabámos a noite, eu e o Kê a irmos sozinhos para o centro onde a malta estaja alojada… que filme! À ida não parecia tão longe, mas demorámos mais de uma hora e diga-se que não nos enganámos no caminho!

uma das trezentas fotos que tirámos pelo caminho! Apanhámos flores, trocámos de sapatos, corremos, tripámos… enfim, uma noite muito agradável!
No dia seguinte estava programado um passeio turístico pela cidade com uma incursão à piscina… Mas lá está, não dá para aturar um bando de galinhas que se deixam coordenar por um espanhol hip-hopeiro que tem a mania que domina a situação… no longo caminho para o centro da cidade lá nos desmarcámos, com uma pinta… pelo caminho, um pouco de fantasia
almoçámos num sítio catita e tomámos café no Maailm (www.klubimaailm.ee se o meu estoniano não me falha Maailm quer dizer “mundo”), um espaço incrível. Paredes foradas a recortes de jornal, baloiços no lugar de cadeiras, grandes candeeiros de ferro forjado e tecido colorido e caras conhecidas em todo o lado. A imagem de marca do bar são uns desenhos brutais de personagens tipo: Samuel L. Jackson, Dalai Lama, Bob Marley, Silvester Stalone, Fidel Castro, Aphex Twin, Batman, Robert de Niro, Mao Tse Tung, Einstein, Kurt Cobain, Martin Luther King, George W. Bush, Jõao Paulo II, Michale Jackson, Vladimir Putin, Freedy Mercury, etc. Confesso que não consegui encontrar explicação para semelhante ajuntamento de personalidades, mas o efeito é giro!

Charles e Ben, a França sentada num baloiço!
Depois demos mais um passeio por um parque muito catita e subimos às torres de um antigo mosteiro transformado em museu. Mas lá de cima pouco se via…
já vos conto o resto da aventura...

53 arround the world ou parabens atrasados

Xica,

aqui fica mais uma foto para a tua colecção de 53 arround the world. Directamente de Tallinn, um JOUYEX ANNIVERSAIRE dado pelo Ben, de Marseille para o mundo.



aos votos dele juntos os meus. nunca é tarde para desejar o melhor e mais ainda! eu não me esqueci, só me atrasei uma semana... desculpa!
beijinhos

summer in Tallinn

Eu, pelo poder em mim investido, DECLARO OFICIALMENTE ABERTA A ÉPOCA BALNEAR NA ESTÓNIA!!!
Pois é, pessoal!! ontem fui à praia, em Tallinn, e até mandei uns mergulhos no Báltico!! URRAYYY!!
Já ando de havaianas e sandálias há algum tempo, mas ainda não me tinha atrevido a ir à praia. No entanto, ontem estavam mais de 25 graus positivos, o que representa uma amplitude térmica de quase 50 graus, desde que eu aqui cheguei! Achei por bem pegar no meu francês preferido e meter-me à estrada!!
É só apanhar um autocarro para perto da primeira casa onde estive a viver e voilá!! A praia é muito pequenina, a areia é fina e o mar é verde claro! Que delírio!! Eu parecia uma criança, pousei as cenas e fiz-me logo ao mar! Não há ondas e a água practicamente não é salgada... ou seja, parece um lago gigante...
Sim, claro que a água é fria como tudo, mas não mais do que na Figueira ou no Furadouro! E como fora da água não faz aquele calor abrasador, não custa tanto a entrar; pleo menos para mim, que andava a sonhar com este momento há meses. Mas para o Kê foi impossível! Habituado a ir ao banho no mar da Mancha, não conseguiu molhar mais do que os tornozelos... e apanhou um belo dum escaldão nas costas e na testa!! Eu só me ria! O oceano Atlântico dá cá um treino... ui ui E já ganhei uma corzinha, não vermelha, que muito me agrada!!
Mas entretanto pus-me a pensar: "ainda ontem andava enterrada na neve até aos joelhos e hoje estou na praia"... o tempo passa a uma velocidade estonteante. De hoje a 10 diaz faz 5 meses que estou na Estónia. Já vou quase a meio dos 11 meses que me propus cumprir, está quase a acabar...