quarta-feira, junho 06, 2007

Baltic EVS Weekend

Ora, era nossa ideia ir para Tartu à boleia… é muito comum os estrangeiros e os locais viajaram à boleia nos países bálticos. Pelo menos é isso que nos dizem os estonios que se fartam de andar pelo país sem pagar um tostão! E todas as sextas e domingos se vêm imensos estudantes e viajantes nas estradas de dedo esticado…
E fomos mais ou menos à boleia, mas com um gajo que trabalha com a Julka, mais a sua mulher (grande e grávida) que se chama Rena… depois do museu e da piscina eu estava num estado… bem, só queria que me deixassem dormir na viagem. Mas não… o Andrius (o gajo que nos deu boleia, mas quem conduziu foi a Rena!) é, assim, digamos que, um fala barato!! O jovem sabe tudo sobre quase tudo! É muito interessante, mas o homem não se cala e portanto, torna-se fatigante! Eu dei por mim a meio da viagem a discutir a saída do Durão Barroso, do governo português, para a Comissão Europeia!!
Mas a viagem até se fez bem, com umas quantas paragens… há a dizer sobre Tartu que dista cerca de 200 km de Tallinn e é a Coimbra cá do sítio. A universidade de Tartu é bastante antiga e prestigiada e na cidade (mais pequena que a Lusa Atenas) moram sobretudo estudantes e artistas, nacionais e estrangeiros. Há a dizer sobre a viagem que: na Estónia não há auto-estradas, talvez dada a dimensão do país!! Ou seja a 90km/h demoramos quase 3 horas a chegar ao destino. Numa das paragens eis que nos deparamos com este belo cenário

é assim, no meio do nada, e sabe-se lá porquê (esta nem o Andrius sabia) alguém meteu uma placa alusiva a Hollywood, no topo de uma colina! Eu nunca fui às Américas, nunca vi a verdadeira placa e a respectiva colina, mas esta imitação pareceu-me super, mega, hiper-ridícula! A colina nem é digna desse nome, dados os seus escassos metros… eujuro que às vezes não percebo mesmo estes estónios!!
Chegados a Tartu a primeira pessoa conhecida que encontrámos foi Margus, o meu treinador no on-arrival trainning course. Escusado será dizer que o bacano fez os treinos de quase todos os voluntários na Estónia. Mas não sabia do “Baltic EVS Weekend”. Lá vou eu a marcar pontos, logo, a convidá-lo!! O Margus, o gajo que me fez caminhar 4 horas, durante a noite, na floresta, totalmente perdida… este gajo esteve em África a fazer voluntariado durante 6 meses e ficou mais 6. Teve um professor de português que era brasileiro… ou seja, o moço, louro de olhinho azul, fala português do brasil com sotaque de black… é uma delícia!!
Quando chegámnos ao sítio da festa já lá estava imenso pessoal. Só da Letónia e da Lituânia havia tantos voluntários como da Estónia! Toda a gente veio à boleia… de Riga, de Vilnius, de Kaunas, de Vilijandi, Võru, etc! Tudo malta simpática, uns mais outros menos. Mas eu confesso que cada vez tenho menos paciência para excursões, grupos gigantes e massas descontroladas… o que aconteceu durante o fim de semana foi que o povo de Tallinn se dividiu em dois: uns que se misturaram com a maralha e nós! Eu, Kê, Ben, Julka e o Thomas fizemos um fim de semana descansado, na nossa… foi muito bom.
Da primeira noite há a registar uma moça espanhola que estuda em Tartu que apareceu lá na festa. Angela de seu nome disse-me: “Vienete a Valencia que vás a flipar, tia!”! E pronto aí está mais uma viagem programada!!
Fomos para o centro da cidade curti-la! O espanhol que organizou a festa, preparou também uma incursão a uma disco, noite de hip-hop e RnB! Está mais que visto que eu e mais uns quantos tratámos de nos desmarcar! Mas pelo caminho, ainda todos juntos, fizemos uma paragem na praça principal de Tartu, em frente à câmara municipal. Tem lá uma bela estátua de dois apaixonados debaixo de um guarda-chuva de onde cai água sem parar! Que bonito!!

a estátua é muito catita. De costas a Blandine, francesa que está na Lituânia e já veio (e foi) duas vezes à Estónia, à boleia!

a bela foto de grupo em frente à fonte ou estátua ou seja lá o que for. E este povo foi só o da primeira noite… na segunda apareceram mais uns quantos mânfios!
Depois o rebanho seguiu para a festa o espanhol para a festa e nós fomos para o spot underground lá da cidade!
Acabámos a noite (uns 10 dos 30 da festa) num barzinho pequeno, mas que é o Tropical de Tartu. Pareceu-me que o povo em condições se junta ali, joga uns matrecos, bebe cerveja no beco que dá para a porta de entrada… enfim, senti-me muito em casa! Claro que bebemos uns canecos fortes e acabámos a noite, eu e o Kê a irmos sozinhos para o centro onde a malta estaja alojada… que filme! À ida não parecia tão longe, mas demorámos mais de uma hora e diga-se que não nos enganámos no caminho!

uma das trezentas fotos que tirámos pelo caminho! Apanhámos flores, trocámos de sapatos, corremos, tripámos… enfim, uma noite muito agradável!
No dia seguinte estava programado um passeio turístico pela cidade com uma incursão à piscina… Mas lá está, não dá para aturar um bando de galinhas que se deixam coordenar por um espanhol hip-hopeiro que tem a mania que domina a situação… no longo caminho para o centro da cidade lá nos desmarcámos, com uma pinta… pelo caminho, um pouco de fantasia
almoçámos num sítio catita e tomámos café no Maailm (www.klubimaailm.ee se o meu estoniano não me falha Maailm quer dizer “mundo”), um espaço incrível. Paredes foradas a recortes de jornal, baloiços no lugar de cadeiras, grandes candeeiros de ferro forjado e tecido colorido e caras conhecidas em todo o lado. A imagem de marca do bar são uns desenhos brutais de personagens tipo: Samuel L. Jackson, Dalai Lama, Bob Marley, Silvester Stalone, Fidel Castro, Aphex Twin, Batman, Robert de Niro, Mao Tse Tung, Einstein, Kurt Cobain, Martin Luther King, George W. Bush, Jõao Paulo II, Michale Jackson, Vladimir Putin, Freedy Mercury, etc. Confesso que não consegui encontrar explicação para semelhante ajuntamento de personalidades, mas o efeito é giro!

Charles e Ben, a França sentada num baloiço!
Depois demos mais um passeio por um parque muito catita e subimos às torres de um antigo mosteiro transformado em museu. Mas lá de cima pouco se via…
já vos conto o resto da aventura...

Sem comentários: