sexta-feira, novembro 02, 2012

da minha definição de foodie

Isto de ser foodie tem quase tanto que se lhe diga quanto ser blogger sem o praticar! Então, aproveito que o último post aqui foi um doce, para falar um bocadinho de nada de comida.

Ontem, como foi feriado, aproveitei todo o tempo para as favoritas atividades: dormir, sofazar e cozinhar! Queria experimentar duas receitas que vi durante a semana na net e como não tinha planos para o feriado... foi como, como se diz?! juntar a fome à vontade de comer!!
Deve haver poucas coisas que se comparem à satisfação de ter tempo para desperdiçar com quem se gosta. Tempo a descobrir mais coisas sobre ingredientes estranhos na net, tempo a por flores na mesa, tempo a pensar com o quê se pode aromatizar uma jarra de água.



Para abrir, queijo curado de mistura, comprado para servir de acompanhamento a um doce invulgar. Pelo menos, para mim. Eu gosto muito de comer, sim. mas também sou muito esquisitinha. e se há coisa de que não gosto é pimento. verde, vermelho nem amarelo!
contudo, ultimamente, tenho percebido que muito do sabor vai na preparação e que isso pode mudar tudo. pois... por isso, e induzida por muita curiosidade, comprei um doce de três pimentos. fabrico caseiro e artesanal, pelas mãos de mãe... "Só pode ser bom", pensei. e não me enganei. obviamente sabe a pimento, mas é tão doce que, com o queijo, fica algo novo para mim! muito bom. o doce veio daqui.


Acho que parte de ser foodie é exatamente gostar de experimentar, sem grande pejo, o que pareça bom e bem feito. Adivinhar combinações de sabores não é fácil, mas estes são sabores tão básicos que não me pareceu difícil.


Outra parte de ser foodie é: sonhar com comida. ou com o ato de a cozinhar e partilhar. sonhar é um termo muito lato, note-se. idealizar refeições, conceptualizar mesas... tendo em conta que  pensamento abstrato é zero em mim, até parece que estou a mentir!

Eu sigo vários blogues de comida, foodies, chefs, restaurantes... muita coisa! em todos há, o que aqui não há, uma Canon EOS 600D!! há um cuidado com a estética, a apresentação, a beleza da coisa que é inegável.
há um blogue de que eu gosto particularmente e que é o Le Passe Vite. gosto porque é bonito, porque a cozinheira é um doce e sobretudo, claro, porque tem receitas maravilhosas. é vegeta, sim, mas um verdadeiro foodie gosta de tudo, até do que não tem carne!! Então, foi no Passe Vite que vi estas beringelas e achei que seria muito simples recriar em casa. e foi.

Primeiro, a receita despertou-me a atenção pela apresentação fantástica da Miss Vite. depois, porque pensei que eram beringelas recheadas e não são... são assadas!!! nham nham... e em terceiro, porque tinha um ingrediente desconhecido para mim. e como isso implica andar em busca de informação... aprisionou-me.
Buttermilk, toda a gente sabe o que é... menos eu! quer dizer, agora já sei. sei que se juntar limão ao leite ele fica talhado e faz um molho que deve ser fantástico! como o meu leite em casa é sem lactose, a reação química entre o limão e o açúcar primário do leite não se verifica e então fica só leite com limão!! é destas buscas e descobertas que também se faz um foodie, de gosto pelos ingrediente se curiosidade pela maneira como reagem e interagem uns com os outros. tentativa e erro!! adoro!
Mais!! a Miss Vite explica na receita que para melhor descascar uma romã, o truque é bater-lhe com uma colher de pau, na casca. e tipo... funciona que é uma beleza!! duas coisas que aprendi em menos de uma receita!! gosto!
no mesmo dia em que vi esta receita no Passe Vite, vi outra, Tomatada com Chouriço, espinafres e ovos escalfados, num blogue bem mais conhecido da praça portuguesa. e esta chamou-me a atenção por juntar vários ingredientes de que gosto muito e por me parecer de uma execução facílima!
de novo, eu sou muito esquisitinha e não gosto de tomate cru. mas uma boa tomatada... já nem me lembrava de comer... e ovos... bem, ovos de todas as maneiras!! mas escalfados, ocupam um lugar especial no meu coração. trazem me sempre à memória os ovos que a minha mãe punha a escalfar no arroz de ervilhas...hum... não tem nada que saber, escalfar ovos, mas... é tão bom!!


fiz algumas alterações à receita original... troquei o chouriço por meio de linguiça e bacon (que era o que havia em casa) e dobrei a quantidade de espinafres. sim, adoro espinafres!! e adoro servir a comida sobre o pão, apesar de quase nunca o fazer. faz de conta que sou alentejana por um momento!



fiz a tomatada já as convidadas estavam sentadas à mesa para jantar. tinha deixado tudo prontíssimo, era só meter no tacho. demorou uns 15 minutos até vir para a mesa. dá no olho que  é uma coisa só esta receita!! e permite também aqueles momentos que tantos e apreciam cá em casa: risota na cozinha!! já noutro dia disse por aqui, na net, que cozinhar é uma atividade de família. e é mesmo!! não há melhor do que cozinhar para quem tens a certeza que vai gostar. mais uma vez, família é um termo muito lato.

no final, quando tirei o avental e me sentei à mesa a comer... nem queria acreditar. tão bom, tão simples, tão seguro... o pão faz muita diferença, claro. usei um novo de sete cereais que há à venda no Pingo Doce, e que se aguentou, sem estar seco e sem amolicar, até ao final.
um sabor tal qual o imaginei, com os espinafres em grande destaque e o tomate pouco ácido. o ovo, esse foi rei, claro. bem escalfado! para ovos a verter bastam os estrelados!

refeição nenhuma fica completa sem sobremesa, pois claro. a de ontem foi patrocinada por uma das comvidadas. ah!!! a jarra de água! a essa deitei-lhe a mão como se estivesse na Estónia, onde tantas vezes me queixei de não haver "plain water" na mesa. então, juntei-lhe umas folhas de hortelã do meu quintal, umas rodelas de limão e mais umas petitas de romã... hum...

comer e beber! ainda é o que se vai levando. pois então que seja em grande estilo. não em estilo estrelas michelin, em estilo: bom. saber bem, experimentar e sobretudo: partilhar!

3 comentários:

Hugo Nofx disse...

Ainda não li o texto e já me babei todo! Abriste-me o apetite!!!

bjs.

Alexandra João disse...

esta convidada acusa-se como sendo uma das lambareiras experimentais. ofereço os meus serviços voluntários para quem quiser mais experimentar novas receitas.. =D adorei estas =)

Alexandra João disse...

aqui a lambareira experimental amou e quer um replay =D