terça-feira, abril 14, 2009

eu sou um monstro das bolachas

Quem não sabe falar em público não o deve fazer, especialmente se houver quem o saiba fazer por si. E, principalmente, quando houver um jornalista presente.

Quem não sabe falar em público, ou seja, ter uma voz bem colocada, ideias organizadas, discurso estruturado, capacidade de entoar apelativamente, reformular e responder a questões, pois que se cale!!

Os jornalistas são como monstros das bolachas. Só que em vez de bolachas, papam informação. E se a informação lhes for dada aos bocados, em mau som (ou seja, se as bolachas estiverem moles e esmigalhadas), o resultado do produto jornalístico vai ser uma merda!! É preciso motivar os jornalistas, dar-lhes bolacinhas fresquinhas, acabadas de fazer, com pepitas de chocolate! Só assim é que eles podem arrotar belos textos, repletos de coisas bonitas para se ler! Se as bolachas forem más, o monstro não arrota, regorgita os mesmos pedaços moles de informação...

esta piadinha é para uns meninos de uma escola superior que andam em périplo pelo país a apresentar a oferta formativa da dita escola. 4 pessoas, sendo que 3 são alunos e um professor. Sentados, atrás, estão os únicos dois bons oradores, com capacidade para prender o ouvinte (adolescentes do 12º ano e eu!). Em pé está um aluno, claramente nervoso, tão nervoso que me deixou irritada! tiques na fala, discurso desorganizado (tanto que os outros têm que explicar melhor o que ele quer dizer), a mão sempre a apertar o bolso da batina, morder os lábios... o professor... ai meu deus!! "Cale-se homem!", era o que me apetecia dizer. nunca começou uma frase por iniciativa, mas sim, interrompeu sempre o outro puto nervoso que estava a falar. Se quer interromper, pois que seja para dizer coisas interessantes e que estavam em falat no discurso anterior! Não interrompa para acrescentar pormenores desnecessários, fazer piadas, falar da experiência pessoal ou entalar o puto nervoso! Porra!

Imprensa Nacional - 1 (a apresentação foi tão pobre que se eu trabalhasse na Lusa, tinha vindo embora!)
Imprensa Local - 0

Sem comentários: