terça-feira, junho 21, 2011

choque cultural - Córsega take I

uma das primeiras coisas que reparei, aqui no sul da Córsega, foi na escassez de ecopontos! como diz a Sara, eu não sou eco-freak, mas quase!! no que toca a reciclagem... digamos que na minha casa portuguesa eu separava até os envelopes onde os sacos de chá vêm acondicionados...
felizmente, pensei eu, aqui na minha rua há um ecoponto, com dois contentores por cada uma das três cores. e então peguei em dois caixotes e fiz uma mini reciclagem na varanda. fixe!
hoje fui despejar os caixotes e quase que tinha um ataque cardíaco! que atraso de vida, senhora França!! no papel só se podem meter jornais, revistas e folhetos de publicidade... bem que fiquei com uma quantidade jeitosa de finitos rolos de papel sem saber o que lhe fazer! e o cartão it self? não pode ir para reciclar porquê?? e o que é que eu faço com as embalagens das bolachas?!
antes de desesperar, olhei para o eco ponto amarelo. dois choques num só! no amarelo entram as embalagens. as metálicas, as plásticas e as de papel... (nasceu-me uma gota na testa como se eu fosse uma animação) mas não entram sacos de plástico!!! tipo, o plástico mais poluente de todos e que está em exagero neste planeta não pode ir para reciclar!!! passei-me!
e afinal, onde raios vou meter os rolos de papel higiénico que já não têm papel?

2 comentários:

@nibes disse...

Tendo em conta que isso é uma ilha não é surpreendente que as condições sejam mesmo essas. Possivelmente tudo aquilo que reciclas ganha uma viagem grátis até ao continente.

João Cão disse...

ihihih :)

E ainda ouvi uns rumores de que o processo de reciclagem exclui mts volumes que nao cumpram um volume mínimo. Ou seja, saquinhos de papel do chá, rolos de papel higiénico, folhinhas e ceninhas vai tudo parar ao lixo normal!
Fikei espantado chocado, mas continuo roteiramente a reciclar tdo... mas dá que pensar onde acaba o nosso hábito e começa a contribuição verdadeiramente eco...