sexta-feira, setembro 19, 2008

de novo sobe a Imprensa Regional

Esta semana candidatei-me a uma pós graduação em Imprensa Regional, a ser leccionada pela mesma instituição que me licenciou... Só há 25 vagas, mas o DN sai hoje com uma notícia que me agrada (e que passo a transcrever!).

"Coimbra cria 1.º curso em imprensa regional

Pós-graduação. Universidade e maior grupo privado do sector em parceria

"É uma ideia arriscada", mas promotores acreditam no sucesso


A primeira pós-graduação em imprensa regional, em Portugal, começa a ser ministrada em Outubro, na Universidade de Coimbra. A criação do curso - resultado de um acordo de cooperação entre a Faculdade de Letras daquela universidade (FLUC) e a Sojormedia, empresa do Grupo Lena - foi formalizada, ontem, altura em que já estavam inscritos 21 dos 25 alunos permitidos.

"É uma ideia arriscada", até porque "não há experiência nesta área", mas o presidente do Conselho Directivo da FLUC, Carlos Maria André, acredita que terá sucesso. "Tenho muita confiança no corpo docente" do Instituto de Estudos Jornalísticos e nos académicos e profissionais a que, para o efeito, a escola recorrerá, designadamente em áreas relacionadas com a gestão, o marketing e os desafios tecnológicos com que o sector se depara, diz, explicando o seu optimismo.

Aberta a licenciados ou bacharéis em Jornalismo, Ciências da Comunicação ou cursos afins e a profissionais destas áreas com curriculum reconhecido, esta pós-graduação será "muito prática" e, afirma ainda Carlos Maria André, "não será mais uma formação qualquer, mas uma formação sólida", resultante de um "acto pioneiro no nosso país", protagonizado por uma universidade pública e pela maior empresa privada de imprensa regional do País.

Com o lançamento deste curso, "estamos profundamente convencidos de estar a contribuir para uma imprensa regional mais rigorosa e independente e, consequentemente, para uma sociedade mais justa e democrática", sustenta António Barroca Rodrigues, presidente do Grupo Lena, também presente na Sala do Senado da Universidade de Coimbra, ontem, na formalização da criação da pós-graduação - sessão em que também participaram o reitor, Fernando Seabra Santos, e o administrador da Sojormedia, Francisco Rebelo dos Santos. "A formação dos profissionais da comunicação social terá de ser uma preocupação permanente das universidades e dos centros de saber, mas também das empresas que operam com responsabilidade no sector", defende António Barroca Rodrigues, considerando que este curso, apesar da sua importância, é apenas "um pequeno passo do ambicioso e permanente investimento" que o seu grupo quer fazer na formação.

João Fonseca in Diário de Notícias
19/09/2008

para a semana já devo saber se fui aceite ou não nesses 25 alunos. Depois desta notícia, confio que sim, já que o prazo de inscrições termina hoje...

1 comentário:

Lucília disse...

Fico a torcer para que sejas aceite nesta pós-graduação.
Finalmente Leiria surge associada a algo de positivo ;)

Beijocas,

Lucília