terça-feira, fevereiro 19, 2008

um motivo de orgulho

Pá, acho que só nos fica bem homenagear o Schindler português, que lá porque não teve direito a um filme não quer dizer que tenha feito menos que o outro!

Inaugurado hoje museu virtual de Aristides
19.02.2008, Joana Ferreira da Costa

O museu virtual Aristides Sousa Mendes é inaugurado hoje ao final da tarde pelo presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, assinalando os 20 anos da decisão de reabilitação do diplomata pelo Parlamento.
No museu (www.mvasm.com) será possível aceder a documentos, fotografias e filmes inéditos sobre a vida do cônsul de Portugal em Bordéus, que em 1940, numa França ocupada pelos nazis, assinou milhares de vistos permitindo a fuga de refugiados ao regime de Hitler. Destituído do cargo por Oliveira Salazar por ter desobedecido a ordens e "desonrado" Portugal, Sousa Mendes morreu na miséria em 1954. O museu, uma iniciativa da Direcção-Geral das Artes, está dividido em três corredores virtuais: um sobre a Segunda Grande Guerra, outro sobre a fuga ao regime nazi e outro sobre a liberdade, com imagens da chegada e partida de Portugal de muitos refugiados.

in Público - 19 fev 2008

ah! e só por curiosidade, o site está espectacular!!

segunda-feira, fevereiro 18, 2008

Au revoir et à bientôt!!

A Miss - viajante - Lee voltou hoje de um belíssimo fim de semana nos Alpes suiços!
Mas, como eu não sou jogador de futebol, para falar de mim na 3ª pessoa, vou contar-vos (mais ou menos) como foi!
Fui à Suiça visitar dois dos mais queridos amigos de voluntariado na Estónia: Kêlig e Alice. (Espero que para leitores habituais estes nomes digam algo. Senão... há muito post para ler!!)
Nestes 4 dias há várias coisas a salientar: a neve que eu já não via há uns tempos; as montanhas, como eu já não via desde Marrocos em 2005; uma noite de sku (sim, isso de sky é para meninos!!) em que íamos dando cabo do parque de diversões; queijo daquele que impesta a casa toda com um cheiro horrível, mas que derretido é brutal... (devo dizer que uma Raclete http://en.wikipedia.org/wiki/Raclette e um fondue http://en.wikipedia.org/wiki/Fondue em 3 dias foi um exagero de queijo!!!)
Há ainda que falar da simpatia dos "suiços" (que são tudo menos locais), do bom vinho francês tomado como "apero" a todas as horas do dia, sempre acompanhado por birls do melhor (especialmente com a altitude)!
Além disso, surpreendeu-me a qualidade de vida, a aquitectura, a super bock em todo o lado, o meu nariz escamar por causa do sol...

Bem, de Leysin, a 1263 metros de altitude, perto do Lago de Genebra e de Genebra em si há pouco a dizer... São, sem dúvida, sítios bonitos, funcionais e extremamente limpos! Mas, a minha viagem à Suiça teve como propósito, princípio, motivação e única razão de ser: as pessoas! Num fim de semana apenas lembrei-me de episódios que muito me fizeram rir, partilhei outros que necessitava partilhar, passei muito tempo na cozinha a fazer o que melhor fazíamos na Esónia, estalei ossos de tantos abraços, fix promessas que espero cumprir, sonhei com novas viagens, vivi silêncios não incomodativos e fui feliz!
para mais tarde, as fotos, para que melhor me compreendam!

Au revoir et à bientôt!!

segunda-feira, fevereiro 11, 2008

Wroclaw, as fotos (IV)

bem, com este post terminam as fotos de pessoas, mas ainda tenho muito que mostrar de Wroclaw...


os romenos - Denisa e Marius, a cozinharem para a noite internacional. Romenos e portugueses foram os únicos grupos a cozinhar e a apresentar uma coisa em condições... Os romenos fizeram polenta (farinha de milho) com queijo, pepinos e uma espécie de presunto que estava demais!!!


Malte & Ryan, os bobos de serviço. Um alemão e um inglês, meio irlandês que era sopinha de massinha... O chavalo abria a boa e a malta já se tava a cagar a rir...


Andreas, alemão, 19 anos, muito inteligente! Está a fazer voluntariado na organização que promoveu o seminário. Com ele apercebi-me de mais uma diferençazinha cultural. O jovem, até há dois anos atrás não fazia ideia que as ditaduras na península ibérica tinham durado até aos anos 70. revelou-se muito chocado quando descobriu... e o que sei eu sobre a alemanha dividida??
Bem, ao lado do Andreas o que se vê é um duende. há dezenas deles em Wroclaw... aí ficam alguns

a subir a um poste

a dar uma voltinha...

segunda-feira, fevereiro 04, 2008

Wroclaw, as fotos (III)

e por hoje chega...

me, myself and hi


esta é a Emelie. Fala português como eu falaria com sotaque brasileiro. Em cada "cenas destas" há uma pessoa que salta a vista e com quem nos damos melhor... aí está a minha!


Ekerhart & Laure
o senhor alemão era um cadinho freak, já para não dizer totalmente alucinado... mais a menina francesa que fala russo!

De Wroclaw (as pessoas) II

ora aí está mais um belo foto post da minha semana em Wroclaw!



Miss Laure, ex_EVS em Tallinn, antes de mim. Não nos conhecemos na Estónia, mas ela vivia naquele apartamento de que tanto falei aqui... Foi altamente encontrar alguém que partilhou exactamente a mesma experiência que eu!



Malte, o alemão voluntário em Barcelona tão novinho como bem disposto! Muito boa pessoa!



Aqui dos amigos não me lembro (100% segura) dos nomes... um era Camillee o outro... whatever! Dois exemplares polacos! Devo dizer que na rua vi bem melhor...



Este é o Du, Mamadu! Guineense, brincalhão, sempre em representação do Montijo. O puto que animou alguns e salvou muitos momentos!

Por Leiria... sse bem! Mas será o segundo ano consecutivo sem um carnaval à grande...