terça-feira, junho 28, 2011

os bichos II e Babel II (apesar de oficialmente não ter existido I de nenhum)

é só para que fique aqui registado o dia, para mais tarde eu recordar.

hoje vi um escorpião! bem sei que para muitos não será grande coisa, de facto, ele nem era assim grande. mas aqui para a city girl a viver na ilha foi do caralho!!! a minha companheira de casa já me tinha dito que tinha visto "um bicho preto com uns cornos, que parecia mesmo um escorpião". claro que desvalorizei e achei que ela estava a falar de uma bicha cadela de proporções anormais. na minha cabeça, escorpiões são coisas que só se vêm em dois sítios: ou no deserto ou naqueles programas com o David Attenborough que passam na televisão ao fim de semana antes do almoço!
a partir de hoje, para mim, há três sítios a saber, Córsega incluída!
escusado será dizer qual foi o destino do animal, sob pena de ferir as suscetibilidades dos amigos bios e demais eco freaks! o meu movimento foi tão rápido que só pensei depois. é que além de estar numa casa gigante que me deu um trabalhão a limpar, o bicho estava no mesmo espaço onde agora habitam 3 crianças, uma das quais ainda nem palra!!

a propósito dessa casa: eu vivo em França e como tal tento falar francês (e acabo mesmo por conseguir). trabalho com uma italiana que não fala francês e como tal, é em italiano/ilanianês que nos entendemos. e nessa casa, mora, por ora, uma família francesa que reside habitualmente na Suíça. a cunhada da dona da casa é half american half english, graças ao universo!! e então posso falar com ela em inglês, o que é uma benesse quando as coisas têm que ficar bem entendidas! e eis que para ela trabalha uma baby sitter sul-americana que fala castelhano. finalmente, ela (a baby sitter) diz-me: "podes falar português. eu moro em Genebra, e lá o meu namorado é português. ele só fala português, eu só falo castelhano, mas lá entendemo-nos". e eu penso: "porra! eu não falo francês e tento, não falo italiano e tento, agradeço poder falar inglês e espanhol e tu ainda queres que eu fale português?!" claro que só me ocorreu praguejar em russo, estoniano e alemão!

2 comentários:

sigmogybe disse...

Estive a pesquisar e parece-me que na Corsega o bicho mais provavel é o Euscorpius tergestinus (diz que é "moderadamente" venenoso, ou seja, és picada e dá chatice, mas nao morres), mas atenção que escorpiões existem por toda a Europa! E olha, havendo crianças, compreende-se o impulso, que os biologos tambem perdoam! :p

Miss Lee disse...

mercis Pipa!! de facto, fico mais descansada (com o moderadamente e o bio perdão!!). sabes, nessa casa é só cenas freaks!! noutro dia foi a pele velha de um qualquer réptil que não devia ser muito pequenino... e claro que as fotos precedentes da rã e da osga são da mesma casa!!!