quinta-feira, janeiro 31, 2008

de Tallinn e São João da Madeira

Hoje ao navegar pelos meus favoritos descobri que os KOOP vão tocar a Tallinn dia 14 de Março... Eles são suecos e de Estocolmo a Tallinn são 386km. No ano passado, eles foram a Portugal 3 ou 4 vezes... eu estava na Estónia! Agora que estou em Portigal eles vão a Tallinn a uma das minhas salas preferidas!!!! quem me conhece bem consegue imaginar o rol de palavras porcas e imundas que me saíram boca fora quando me deparei com esta informação... enfim! Há cenas que me perseguem (como os concertos que nunca vi e que daria "o cu e oitos tostões" para ver!!!)
(para quem não conhece Koop só há duas coisas a fazer: ou pára de ler já aqui porque não mais merece a minha consideração, hipótese altamente fascista. Ou vai a http://www.dieselmusic.se/koop/ delicia-se e depois oferece-me uma viagem a Tallinn!!)
Lembram-se do filme da Roisin Murphy? Pois, a senhora tocou em Tallinn, na mesma sala onde os Koop vão tocar, à dois dias atrás! Para Portugal não está previsto nenhum concerto... cambadas de aldrabões!

e agora... mais uma descoberta (ou constatação), ao ler a minha home page! Isto da internet... tem coisas fantásticas!

"São João da Madeira em terceiro num ranking de qualidade de vida

Presidente do município mais pequeno do país considera que "a classificação é estimulante, mas a qualidade de vida nunca está completa"

O estudo Municípios e Qualidade de Vida, elaborado pelo Observatório para o Desenvolvimento Económico e Social da Universidade da Beira Interior (UBI), coloca São João da Madeira em terceiro lugar, logo a seguir a Lisboa e Albufeira. Pires Manso, um dos autores da investigação, revela que "as variáveis que foram mais valorizadas pelo estudo têm um ênfase bastante grande nas cidades que estão nos primeiros lugares". No entanto, o professor não consegue destacar quais os factores que colocam o município mais pequeno do país na terceira posição. "O processo é muito moroso, muito trabalhoso e tem muitas variáveis", justifica. O anuário de 2004 do Instituto Nacional de Estatística foi a fonte do estudo.

Os equipamentos de São João da Madeira deverão ter tido algum impacto, consoante a valorização das variáveis. O concelho tem um hospital, um centro de saúde, nove escolas básicas com jardim-de-infância, uma EB2,3 mais três secundárias, um tribunal, três zonas industriais, quatro grandes espaços verdes, cinco equipamentos desportivos, um shopping e cobertura de banda larga gratuita. Os Paços da Cultura e o Museu da Chapelaria, além da biblioteca municipal, dão resposta a nível cultural.

"Este terceiro lugar do concelho de São João da Madeira a nível nacional é uma classificação simpática e estimulante, mas a qualidade de vida nunca está completa. Constrói-se todos os dias. Há ainda muito trabalho para fazer", comenta o presidente da câmara local, Castro Almeida.
O vereador do PS, Américo Santos, considera que a posição se justifica. "O município tem algumas coisas negativas, como o aumento do desemprego e algum abandono escolar, mas, de qualquer forma, tem dos melhores equipamentos de ensino do país", assegura.
"São João da Madeira tem uma cultura própria, com brio, com disciplina, com sentido de trabalho e de esforço", aponta Sidónio Pardal, natural da cidade e o autor do projecto do parque urbano que está a nascer. "Foi o primeiro concelho a ter um pavilhão desportivo criado de raiz", recorda.
O estilista Miguel Vieira, também natural do concelho, não fica surpreendido com a posição. "É das cidades com melhor qualidade de vida". "Não há problemas de estacionamento, como acontece em muitas cidades, tem fáceis acessos, nomeadamente ao Porto e a Aveiro". Vieira acrescenta ainda que "é uma cidade que prima por uma área cultural mais alternativa"."

31.01.2008, Sara Dias Oliveira
in Público

a menina jornalista, que também é natural da cidade (se não estou em erro), esqueceu-se de dizer que todos os equipamentos que enunciou se encontram espalhados em 8,11 km quadrados. Não disse que na cidade vivem 2601,97 habitantes por km², o que dá cerca de 21 mil habitantes. Esqueceu-se ainda de referir que na cidade sanjoanense existe apenas uma freguesia (São João da Madeira) e que diariamente a população citadina dobra devido ao fluxo de trabalhadores e estudantes... ah pois é!!!
Eu cá gosto muito da minha cidade, mas duvido um bocado que seja a 3ª em qualidade de vida ao nível nacional... Embora não me veja a viver ali toda a vida, gostava que os meus filos crescessem lá! Acho que o micro clima socio-cultural da cidade é o ambiente perfeito para se crescer com os olhos postos no mundo!! Eu cá cresci bem, orgulhosa de ser sajoanense!!

1 comentário:

Lipezito disse...

São coisas dos destino certamente... andava eu à procura de projectos de voluntariado por este mundo fora (através da Internet)... Nada melhor, pensei eu, em ler algumas experiências vividas por outros!!! Para meu espanto encontro te a ti... Sanjoanense de gema, tal como eu!!! =)

Coincidências...

E São João Da Madeira tem tudo para ser uma "grande" cidade... Se bem que esse estudo é mera estatística!!! Mas passa algumas realidades cá para fora...