quinta-feira, dezembro 04, 2008

Voluntariado vale quase 700 milhões

Amanhã comemora-se o Dia Internacional do Voluntário. A efeméride é reconheida pelas Nações Unidas. É um dia em que se pretende que os voluntários de todo o mundo sejam reconhecidos e celebrados pelos seus contributos e dedicação.
Eu aqui os celebro e congratulo com uma pequena notícia Lusa. É que às vezes as pessoas só dão valor às coisas quando os resultados se traduzem em dinheiro... Ora, um voluntário trabalha sempre por amor a muita coisa que não se traduza em dinheiro...


Mais de 1,5 milhões de portugueses dedicam parte do seu tempo aos outros sem receber nada em troca, mas, se fosse remunerado, o trabalho dos voluntários activos valeria 675 milhões de euros por ano, revela um estudo da Universidade Católica.
As organizações sem fins lucrativos "envolvem a energia de quase um quarto de milhão de trabalhadores equivalentes a tempo inteiro", revela o estudo coordenado pela investigadora Raquel Campos Franco, da Universidade Católica de Lisboa (UCP).

Nas associações alguns têm horários "normais", outros trabalham apenas alguns dias por semana e há quem dedique apenas algumas horas ao projecto. Neste sector, dois em cada três trabalhadores são remunerados e o "terceiro" é um voluntário, segundo o relatório da UCP.
Segundo o Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado, existem mais de 1,5 milhões de voluntários, mas muitos não estão no activo e outros só podem dispor de algumas horas por semana.


Lusa

Sem comentários: