quinta-feira, janeiro 20, 2011

domingo, se fores direitolas, fica em casa!! se não, vai votar!!

a Xica foi à fonte das imagens que andam a correr o facebook e eu decidi fazer um mini "texto-imagem-manifesto" a apelar ao voto!!

Desde que a campanha eleitoral para as presidenciais começou eu fiz dois serviços com candidatos. Os dois de esquerda, graças a Marx! em Francisco Lopes espantou-me a vitalidade com que falou durante uma hora, de pé, sem aquele tom (tão) ressabiado tão natural nos comunas. mas a verdade é que não disse absolutamente nada de novo... ainda assim é sempre bom ouvir umas verdades e lembrar que o Cavaco ajudou imenso a cavar este buraco onde estamos!!

Por seu turno, Manuel Alegre espantou-me por ser velho!! os olhos baços, as manchas na pele... ele não disse muito, portanto, não sei o que pensar. mas espantou-me saber que viveu em S. João da Madeira quando tinha uns 13 ou 14 anos, há 60 anos atrás... até pensei que me tinha enganado a fazer as contas, mas a wikipedia diz que o senhor tem mesmo 74 anos. e então fiquei com pena dele! Já não bastava ser seguido e precedido por antigo elementos da direção-geral da Associação Académia de Coimbra, (esses jotinhas... nunca me enganaram!!), ainda tem que andar nestes filmes de campanha imparável, quando na realidade tem é idade para se dedicar à escrita, com uma manta nas pernas! também tem idade para ser presidente da república, é um facto. o que em Portugal se faz nesta matéria pode bem ser feito de manta nas pernas, manta nos ombros e escalfeta nos pés!!

neste cenário, só há mais um candidato que merece uma linha aqui. dois, vá!
primeiro, o senhor Fernando Nobre, pela indizível desilusão que provocou na minha pessoa. de galinhas, a promessas de comportamentos anti-constitucionais, a desafios ao sr Alegre, este homem, até agora, só tem conseguido meter-me nojo!! outra nota para o candidato madeirense. o sr Coelho já ganhou a corrida da originalidade. de sacos azuis, a visitas ao cavaquistão, à música dos tempos de antena, este homem, até agora, só tem conseguido fazer com que eu me ria. não vale a pena desperdiçar o voto, mas será bem interessante ver que percentagem terá!

seja como for, o importante a reter no domingo é: buzinões, cargas policiais, propinas, tanto km de auto-estrada e nenhum para Bragança ou Chaves, SLN, BPN, "não comento", "não comento", "é contra os meus princípios"... enfim. se estás farto de

é que não há mesmo!! inevitável é ficar fodido com um resultado para o qual não se trabalhou!! Mesmo que o resultado seja uma merda, ou seja, que o Cavaco ganhe (sim, na história de Portugal, todos os presidentes que se recandidataram acabaram por ganhar, sem espinhas!!), mesmo assim, para ter paz de espírito, eu preciso saber que fiz tudo contra. e você, o que precisa fazer para ficar de consciência tranquila??
e demiti-lo é tirar-lhe votos, é manifestar nas urnas que esta política presidencialista de silêncio e insucesso é uma merda!! não bastava ser direitolas...
parece que já ouço os socialistas: "é preciso votar Alegre. é o único que tem hipóteses de o enfrentar"... sejamos honestos: ninguém tem hipótese!! é uma questão histórica, já o disse. os portugueses têm a memória curtíssima e contra este facto, infelizmente, não tem havido argumentos! o Cavaco vai ganhar, agora resta saber por quanto. por isso, não me interessa se se vota Alegre, Lopes, Coelho ou Moura (Nobre é que não!!!). não me interessa se dão a Alegre o "voto útil" (na ingénua esperança de que haja uma segunda volta), se se mantém fiéis aos vossos princípios e votam Lopes ou se só para contradizer votam Coelho...
é simples não é?? mas toca a votar mesmo!! que é para depois não se queixar. ou melhor, queixar, qualquer um (pessoa de bem, com ideias formadas a bem do país) se vai queixar sempre. como já disse, o Cavaco vai ganhar e é impossível, pelo menos eu, não me queixar acerca disso. mas tu, vai votar. por favor. e é se não queres que na segunda-feira, eu te diga
é que pior do que não participar na construção do sistema democrático é, não o fazendo, encher a boca para se queixar ou criticar!! andamento!! não está tempo de ir à praia, nem nada vai mudar. é só uma questão de expressar descontentamento e assustar um bocado o sr Silva!!

1 comentário:

franksy! disse...

fascismo nunca mais!!!*