segunda-feira, setembro 17, 2007

ele ha cenas do caraças

De sexta para sábado aconteceu-me uma das boas!! Eu às vezes passo-me com as pessoas... Já aqui muitas vezes vos falei da Julka, voluntária russa, mas não sei se alguma vez vos contei dos filmes dela. De vez em quando pára lhe o relógio e desde ter ataques histéricos nas manhãs de ressaca a cismar que tem que lavar o cabelo em minha casa, já a vi fazer de tudo. No fundo é só uma miúda mimada que precisa de bué de atenção de todos os lados e mais algum. Ora ela foi-se embora ontem, sábado, à tarde. E não é propriamente tão fácil voltarmos a ver-nos como com o resto da malta europeia. Sendo assim, aqui a je decidiu voltar para a Estónia, na quinta-feira, a tempo da festa de despedida. Antes de ir de férias ela pediu-me para voltar a tempo e tal... Mas eu não sabia como é que as viagens iam correr, então não lhe prometi nada... até lhe mandei um postal de Berlim, a despedir-me, para o caso de não chegar a tempo.
Lá cheguei na quinta, mandei umas mensagens ao pessoal e ela liga-me: "ai e tal, tás de volta, que fixe, blá blá blá". Passadas umas horas estávamos num dos sítios do costume a beber uns finos quando eu lhe perguntei pela festa de despedida, o que é que tinha planeado, etc. "Ah... I don't want a party!" Oh pah, isto vindo da gaja que mais festa faz... é um bocado estranho, no mínimo... Mas eu como já conheço a personagem, vi logo o filme todo: não tinha nada organizado, então diz que não quer, para a malta lhe implorar uma festa e organizar tudo por ela... ou pelo menos eu assim pensei, e quem me dera que assim tivesse sido. Na sexta-feira à tarde pus-me a fazer pataniscas de bacalhau, para a festa, fui à compras para fazer uma sobremesa e tal... havia uma workshop de dança africana ao final da tarde, muito perto de casa da Julka, e eu tinha ficado de lá ir com as outras voluntárias. Mas a russa lá me ligou a dizer que tinha decidido fazer: "a small dinner from 7 to 9". Claro que a mandei logo abaixo de Braga... mas desde quando é que as festas tem a duração limitada de duas horas?!?! Fiquei podre!!
Encontrei-me com a Dorota (que tinha comprado uma garrafa de vodka para a ocasião e um presente para a russa) e com a Elina. Elas estão cá só há um mês, então, fui levá-las ao workshop para não se perderem. E seguiria para casa da Julka, para a ajudar a cozinhar e tal... Pelo caminho encontrei a Katriin e a Natja (que tb chegaram há um mês) e fomos comprar vinho e as cenas para a sobremesa. Chegámos a casa da russa às 6h30 e SURPRESA!!! Ela não estava em casa! Oh pah, eu fiquei com uma cara de tacho... Quem me abriu a porta foi a Saska, uma voluntária da Macedónia que chegou há dois meses e é uma fixe. Do alto dos seus 28 anos disse-me muito calmamente "You should know her..." oh pah... venho eu (e as outras duas) toda artilhada para a festa... e zero! Nem os novos voluntários que lá moram agora (3 gajas e 1 gajo que chegaram nas últimas duas semanas) sabiam que era suposto haver "festa"!
Lá me refiz do choque inicial e meti mãos à obra: fazer bolinhos de côcô! E eis que senti a segunda parte do meu EVS começar: eu estava a cozinhar no mesmo sítio onde desde há oito meses que o faço, mas não conhecia ninguém à minha volta. E senti-me bué de esquisita por estar mais familiarizada com a cozinha do que os novos habitantes daquela casa! Isso, por causa da maneira como me olhavam, incrédulos! Eles são: Silvia, 18 anos, boliviana, personagem; Mart(in)a, 20, alemã, normalíssima; Christian, 20 e muitos, alemão, parece um garfo, esticadinho e mudo; e Ella, vinte e poucos, o nariz empinado da Arménia! Digamos que não é propriamente o ambiente familiar de antes! Lá chegou a russa, para me lembrar p que é que eu estava ali a fazer... e estrilho, logo! Eu a tripar com o simples facto dela nem para a sua festa de despedida estar a tempo. E ela a tripar porque aquilo era só um jantar... Numa hora cozinhou um arroz com cogumelos e salcichas, fez um pequeno discurso e bazou... Assim!! Foi a primeira despedida a que eu assisti em que não houve festa, não houve álcool, risos nem lágrimas, fotos ou abraços... Ainda a Dorota e a Elina não tinham chegado do workshop e já Julka se preparava para bazar, com o seu novo "amigo"! A mim, directamente, não foi capaz de me dizer nada, acenou do fundo da cozinha. No hall de entrada cruza-se com as dançarinas e diz que vai bazar, porque tem um jantar, com o Madis, "namorado", muito importante, um "tête-a-tête"! (A Dorota, que até lhe comprou um presente, ficou com uma cabeça...) E bazou com o personagem que conhece há menos de duas semanas, mas que eu e o Thomas já conhecemos há uns meses (graças às suas abordagens de bêbado e repetidor de perguntas)! Ela lá foi e nós (eu, Dorota, Elina, Katrin e Natja) a beber a vodka e a ser o bobo da corte dos novos habitantes do castelo... Claro que bazámos super cedo, ainda a garrafa ia a meio e fomos ter com o Thomas ao centro (que tinha um jantar com a sua princesa e esperava encontrar a Julka na noite). O moço ficou incrédulo com a história que lhe contámos e só dizia: "It's time for her to go back home"! Depois lembrou-se que no dia seguinte ela ia com ela para Moscovo, de comboio e que ia ter que a ouvir, a viagem toda... "and she talks a lot, you know"...
Lá fomos para o sítio do costume, mas não se passava nada de especial e foi tudo para casinha! sábado acordei e pus-me a gravar cd's de fotos que a Julka me tinha pedido há um mês. O Thom veio a minha casa buscar uma mochila antes de apanhar o comboio, levou os cd's para a russa e eu nem à estação de comboios fui despedir-me! Afinal, ela só queria um jantar, não queria uma despedida como deve ser...
Agora que acabei de escrever isto, começo a duvidar se deveria publicar ou não... É que não é nada de especial, mas tinha que deixar registo. Apetecia-me era falar com os outros, o Kê ou o Georgios. Gostava de discutir isto com a Alice! Mas como escrever em português é mais fácil... aturem-me!

1 comentário:

Rabodesaia disse...

Russa do caraças!!! E uma matrioska bem mandada na tola??