terça-feira, outubro 02, 2007

Setembro ou o mes em que nao fiz nadinha...

Eu já aqui vos tinha falado da importância do número 7... Agora reafirmo-a: Setembro foi o mês em que corri SETE capitais europeias! De Tallinn (400 911 habitantes) fui a Berlim (3 405 000), a Praga (1 198 094) e a Varsóvia (1 702 100). Esta parte vocês já sabiam. O que não sabiam é que: depois das duas primeiras semanas a viajar, voltei a Tallinn, trabalhei mais uma semana e segui para Helsínquia (565 186), Riga (pela 2ª vez) (727 578) e Vilnius (553 904). Pois é, foi um mês muito duro este Setembro! Nesta última semana recebi uma bela e aprazível visita, e por isso é que mexi à volta do Báltico!
Deixo-vos com umas primeiras impressões (enquanto não vem um post carregado de fotos!). Em Helsínquia vimos (sem exagero nenhum) algumas centenas de cabeleireiros, pessoas catitas, igrejas bonitas, parques bem tratados (um até tinha coelhos) e uma passagem de modelos que nos fez chorar de tanto rir! Assistimos a um concerto privado de órgão de tubos e ficámos a saber que nos parques para as crianças os finlandeses têm baús (abertos) cheios de brinquedos...
Em Riga, fomos encontradas por duas meninas de nome Sanita (e ainda dizem que não é um nome comum na Letónia... fará se fosse!!), que nos mostraram mais igrejas, recantos e uma ilha muito agradável. Indicaram-nos um café francês, onde até o bule do chá trazia um napron, e tocava Mariza ("Porque eu gosto!" disse a moça quando lhe perguntámos porque estava a passar aquela música).
Chegámos a Vilnius às 6 e pouco da manhã já com a sensação de que era uma cidade bem grande! E a Tânia (http://www.tuganolestee.blogspot.com/) recebeu-nos com o melhor do calor tuga, mostrou-nos a cidade de fio a pavio e apresentou-nos outros voluntários. Vimos como a Lituânia tem as costas quentes com os States e como tem também mais pessoas de cabelo escuro do que louras platinadas!!
Enfim, eu curti muito estas férias citadinas!

Hoje começo com um novo projecto de aulas de jornalismo, em inglês. Creio que alguns de vocês sabem que a minha organização de acolhimento se encontra em graves problemas financeiros... pelo que as actividades estão paradíssimas, pagam-me tarde e a más horas e não se vê uma luzinha ao fundo do túnel. Ou seja, eu tenho muito pouco que fazer aqui... tanto que ninguém se importou muito que tirasse 3 semanas de férias em Setembro, completando 5 semanas off (quando só tinha direito a 4). Assim sendo, os senhores arranjaram-me outra cena para eu fazer: dar aulas de jornalismo, em inglês, a adolescentes de uma outra organização. daqui a uma hora e meia tenho a minha primeira aula. Isto é mais ou menos o que eu estava aqui a fazer no início com os miúdos que escrevem (ou escreviam) para o site da organização. Mas entretanto eles foram de férias de Verão e nunca mais voltaram... E assim, como assim, para inactividade total já eu tive 3 meses de estágio curricular na Agência Lusa!! Preciso de fazer qualquer coisa... Vamos lá ver como corre! Muito bem, não há de ser... já que eu além da falta formação profissional para ensinar (seja o que for, principalmente em inglês) tenho também uma falta de paciência congénita... Muito mal também não há-de correr, creio! Mais vos informo, adiante, neste blog...

2 comentários:

portugalilainen disse...

E sim, informa! Acabadinhos (eu e a menina do forcado) de chegar de Riga e partilhando apreciações contigo: Tallinn é mais catita!
Se entretanto visitares outra Capital (Oslo) dá-nos a oportunidade de te receber também, tão bem quanto nos recebeste a nós!

Mexicano em Praga disse...

Vidinha dificil pah....
dass! :P