quarta-feira, março 04, 2009

Cavaco revela o que todos já sabemos

(não) notícia do Público

Engenheiro português foi visto pela última vez em 10 de Janeiro
Presidente da República revela que desaparecimento de Afonso Tiago em Berlim é de difícil resolução


04.03.2009 - 16h34 Luciano Alvarez, em Berlim

A revelação foi ontem feita pelo Presidente da República, Cavaco Silva, no segundo dia da sua visita à Alemanha. O desaparecimento em Berlim do engenheiro português Afonso Tiago é considerado “um caso de bruxedo” pelas autoridades germânicas. Ou seja, explicou o chefe do Estado, um daqueles casos incluídos na categoria de “difícil resolução”.

O Presidente português revelou ainda que falou com o Presidente alemão e com o presidente da Câmara de Berlim sobre o assunto, e que teve a garantia de que as autoridades alemãs “estão empenhadas em resolver este misterioso desaparecimento”.

Cavaco Silva, que tem recebido também informações das polícias de investigação portuguesas, acabou por afirmar “que infelizmente não há grandes novidades sobre o assunto”.

Afonso Tiago, de 27 anos, desapareceu no centro de Berlim na madrugada de 10 de Janeiro, sábado, após ter decidido não continuar a noite com os amigos.

O jornalista do PÚBLICO viajou num avião fretado pela Presidência da República

fim de citação. o bold é meu.
isto merece-me um comentário que, por ser ofensivo, não cabe na página do Público (nem sequer o pus lá porque é mau para o colega que escreveu a notícia e se calhar, ninguém o iria denunciar)

O Cavaco não "revelou" coisa nenhuma!! Quem tem seguido este caso, como eu e espero que vocês, já percebeu há umas semanas largas que este caso é bicudo. Alguém que diga ao Sr. Silva que se este caso não fosse de difícil resolução já estaria resolvido!! Portanto, das duas uma: ou o Sr. Silva apresentou isto mesmo como uma revelação e nesse caso quer dizer que ele não sabia de nada e que não lê as petições assinadas por 8 mil portugueses. (E quer também dizer que o jornalista come tudo o que lhe dão, sem questionar) Ou, o Sr. Silva admitiu que este é um caso difícil e o jornalista, para dar mais força ao texto, escolheu o verbo "revelar" para o título. Neste caso, que me parece o mais provável, não posso concordar com a escolha redactorial do jornalista. "Revela" tem mais força do que "Admite", é um facto. Mas é também factual que é estar a enganar os leitores!! Se o Luciano Alvarez tivesse lido a reportagem da Andreia Sanches, teria escolhido um título diferente, já que não está a revelar nada aos leitores do Público. A reportagem fez capa da edição Porto do Público com o título: "Afonso desapareceu há 48 dias. Ainda ninguém deixou de o encontrar". Foi capa do P2, suponho que em todas as edições do jornal, com o título "Ainda ninguém desistiu de procurar Afonso". Na página 4 do segundo (será mesmo?) caderno do Público aparece a três linhas: "O extraordinário caso do desaparecimento de Afonso em Berlim". Que caralho quer o presidente ou qualquer jornalista revelar sobre este caso????? Revelar, só se for alguma pista, algum indício!! Isso sim, é o que o povo espera!

os leitores do publico.pt tb comentaram assim:


04.03.2009 - 17h23 - Almeida Resina, Santa Cruz, Portugal dos Portugueses não da UE

Se aqui em Portugal se tivesse dito que o maldito desaparecimento da Maddie era um “um caso de bruxedo”, os media Britâicos cairiam duramente sobre nós....

04.03.2009 - 17h20 - cm, lisboa, portugal

Os disparates do PR continuam ao ritmo do costume. Os do Público também. Cavaco Silva «revela»? Ou será «admite»? Se «revela», é talvez porque saiba coisas que a Polícia não sabe, o que não parece ser o caso. Continuem assim que vão longe. Ou talvez não, o que interessa é baralhar a malta...

04.03.2009 - 17h17 - António, Lisboa

as banalidades cavaquianas habituais, de altíssima craveira professoral, a anunciar mais um veto aleatório à medida do calendário eleitoral para alegria do PPD; pena é a terrível incerteza sobre o destino do nosso jovem compatriota, oxalá apareça depressa e bem, para que tudo se esclareça e recomponha !!!

04.03.2009 - 17h10 - Luis Lima, Lisboa

Fica bem ao PR, mostrar sensibilidade e disponibilidade para acompanhar este caso com as autoridades alemãs. Bravo Sr. PR.

04.03.2009 - 17h06 - Espectro, Porto

Estou a imaginar o Sr. PR com a boca cheia de de hottdogs (agora não é época de bolo-rei!) a dizer: Isto é um caso de bruxedo! LOL

só espero que um dia o Sr. Silva revele que o Afonso apareceu, com vida. e que seja a Andreia Sanches (a quem parabenizo pela excelente reportagem) a escrever a notícia!

Sem comentários: