domingo, maio 24, 2009

delicioso!!

eu tenho por regra não ver a tvi pela óbvia razão de não gostar do tipo de jornalismo que fazem. poderia discorrer aqui sobre o sensacionalismo, a lógica do coitadinho do dia, a preferência do sangue sobe a novidade e muitas outras inversões e depurpações dos valores que conferem aos acontecimentos o estatuto de notícias. mas para quê? o que nós (a maioria dos jornalistas portugueses) achamos já foi dito, na cara e em directo à Manuela Moura Guedes!



delicioso!!!

é certo e sabido que o Marinho Pinto é um desbocado de conduta algo duvidável. Mas, eu cá nutro por ele um especial carinho e depois desta intervenção ainda mais! Ele foi o meu primeiro professor de direito, e como jornalista e advogado tem um ponto de vista extremamente interessante sobre o modo como se processam as relações entre jornalistas e justiça.
Além disso, o facto de ser um esquerdalho reaccionário confere ao seu discurso um encanto avassalador sobre os que o escutam, em sede de aula, na perseguição de um ideal de justiça. Este homem, que parece não desempenhar muito bem as suas funções de bastonário (só pela agitação que causa, por acusar nem nomear, pela urticária que dá aos outros! porque mais não sei) cumpre no entanto o seu grande papel fundamental: o do defensor dos pobres e oprimidos!! Eis, Marinho Pinto contra a vaca gorda do sensacionalismo, da opinião misturada com informação! Eis Marinho Pinto a alertar todos os pobres de espírito telespectadores da TVI que se poderiam deixar contaminar por aquela maneira dissimulada de fazer jornalismo!
O senhor bastonário da ordem dos advogados fez, em directo na TVI (a estação generalista menos isenta e pluralista, a meu ver), uma defesa da classe jornalística, em prol das liberdades de informação e expressão criteriosas e bem executadas! O bastonário da ordem dos advogados defendeu, em causa própria, os jornalistas a sério contra os que fazem interpretações lacónicas e duvidosas dos códigos deontológico e de conduta da profissão. Estre senhor disse aquela senhora o muitos de nós pensamos, dizemos entre pares em conversas de café e desejávamos, no íntimo, atirar-lhe à cara!

Aposto que há muito bom jornalista da TVI, que sofre diariamente com pressões editoriais, cortes e remodelações devidos a uma certa orientação sanguinária, que ficou muito contente de ouvir isto, na sua estação!
Eu sempre achei que esta Nelinha se devia ter ficado pelos 80's a cantar! aí sim, fazia sucesso e não incomodava ninguém!

1 comentário:

Rabodesaia disse...

Eu fiquei de boca aberta quando vi o filme ( só vi posteriormente no youtube). Realmente a Manuela Moura Guedes é daquele tipo de pessoas que acha que pode dizer o que quiser porque ninguém lhe diz nada. E a verdade é que durante estes anos todos ela tem sido assim... faz interpretações de tudo e mais alguma coisa, só faz " jornalismo" de porcaria, só sabe espicaçar os convidados... finalmente alguém lhe disse alguma coisa.