sexta-feira, maio 29, 2009

ERC - I TVI - 0

às vezes perghunto-me para que servirá este blog se não para postar coisas com as quais me vou congratulando (além daquelas que me irritam profundamente e fazem deste espaço um vale onde corre uma enxurrada de palavrões)...

por ERC entende-se Entidade Reguladora para a Comunicação Social. a notícia é da Meios e Publicidades


abrir aspas
ERC considera que a TVI mistura ‘factos e opiniões’ na informação

29 de Maio de 2009

, por Ana Marcela

A TVI deve “demarcar claramente os factos da opinião” como determina o Estatuto do Jornalista. A afirmação é da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) que ontem em deliberação considerou que a estação desrespeitou as normas ético-legais do jornalismo em várias edições do Jornal Nacional, relativamente ao caso Freeport que envolve o primeiro-ministro José Sócrates.Em causa estão sete peças emitidas em três edições do Jornal Nacional da TVI, de sexta-feira, que originaram entre 16 de Fevereiro e 30 de Março dez queixas questionando a abordagem jornalística dessas edições deste bloco informativo, e que foram objecto de análise dos serviços técnicos da ERC. “À luz da análise efectuada”, a ERC considera “verificada” a “possibilidade de a TVI ter posto em causa o respeito pela presunção da inocência dos visados nas notícias”. O organismo regulador “reprova a actuação da TVI”, e insta a estação de Queluz a cumprir “de forma mais rigorosa o dever de rigor e isenção jornalísticas”.Em comunicado, José Eduardo Moniz, director-geral da TVI, reagiu à deliberação da ERC. Afirmando não ter ficado “admirado com a recomendação da ERC, tratando-se de um órgão que resulta da vontade dos partidos políticos”.
O director-geral da estação reafirma que “a linha editorial da TVI se mantém, continuando os responsáveis directos pela execução das orientações existentes quanto a conteúdos informativos a merecer a sua confiança total”. Mais, acrescenta, “as práticas em vigor no que diz respeito a produção de notícias, bem como a trabalhos de investigação, manter-se-ão, no respeito por aquilo que são os padrões de independência, profissionalismo e rigor que tornaram os jornais da TVI nos serviços informativos mais procurados pelos portugueses”. Aliás, conclui, “em nenhuma ocasião, a veracidade das notícias da TVI nos jornais objecto da dita análise da ERC, foi posta em causa”.
fechar aspas

Sem comentários: