segunda-feira, maio 12, 2008

mais uma foto de trabalho

a vida de um jornalista local tem várias características que a distinguem da vida de um jornalista que trabalhe num órgão nacional ou seja freelancer.
A uma jornalista local aconteceu ir a um serviço em que a personagem principal da informação era a jornalista que previamente estava no seu lugar. A muitos jornalistas locais acontece: perderam informação porque estão a tirar fotografias. Pois, a imprensa local não tem fotógrafos próprios... tem jornalistas polivalentes. Será que aqui melhor se aplicaria a palavra "fotojornalista"? ou esse é o gajo que faz fotografia de/para jornalismo? Então, o jornalista local que fotografa é o quê?


Salomé Pinto, presidente da Associação Cultural Teia dos Sentidos. Apresentação da associação na Biblioteca Municipal de São João da Madeira, sábado 10 de Maio.

lembram-se da fotografia dos bombeiros? uma dessa série foi primeira página. Não é a primeira capa de jornal que sai com uma fotografia minha. Mas o meu principal trabalho é escrever. gostaría de saber quantos jornalistas nacionais vêem as suas fotos na primeira página do seu jornal... até para fotógrafos em início de carreira nacional é difícil...
Imprensa local - 1
Imprensa Nacional - 0

2 comentários:

Anónimo disse...

não podia concordar mais :) imprensa local rules. eu também era - até ao mês passado - jornalista e fotógrafa no jornal regional onde estava. não havia alternativa. se a minha principal função era escrever, é certo que ver uma foto nossa na 1ª página também tem um gosto muito especial :)

viva o desgraçado do jornalista polivalente! não sei se onde estás também é assim mas cheguei a fazer reportagens com bloco de notas, máquina fotográfica e câmara de vídeos (para a secção de vídeos do site do jornal). às tantas não sabia o que fazer com tanta coisa mas acabava sempre por dar um jeito. e acho que só fiquei a ganhar com a experiência, por muito que me queixasse. :)

portugalilainen disse...

Lee!
Passei por cá para deixar um olá! E p'ra te dizer que apesar de tudo, um dia gostava de te ver na imprensa internacional! ;)
Beijos desde o Algarve Norueguês!