Este blog não é um espaço de reflexão política, nem mesmo de discussão sobre a mesma. Mas há coisas que me tiram do sério! E essas coisas prendem-se com momentos ou decisões em que os políticos (ou outros actores sociais) portugueses fazem os eleitores uns autênticos otários! Ou pelo menos tentam, afincadamente! Falo da moção de Sócrates com a inclusão do casamento gay e da candidatura ibérica ao mundial de 2018.
Ora vejamos: Enquanto defensora das liberdades (sexuais ou não) e apologista da não discriminação, fico contente que Sócrates inclua na sua moção o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Enquanto amiga de muitos gays e lésbicas, cidadã informada e crítica desta vida, repudio esta moção com quanta força tenho! Não acredito que seja vontade do Primeiro levar esta moção até ao fim e defenitivamente aprovar o casamento homossexual. Pura e simplesmente não acredito no que ele diz.
Se o PS quisesse MESMO aprovar o casamento homossexual já o teria feito, quando ainda tinha (sim, porque acredito que vai acabar) a maioria absoluta. Teria aprovado aquando da discussão pública, aquando das declarações discriminatórias da Ferreira Leita. Mas não o fez, com o argumento de que não estava previsto para esta legislatura.
Como esperam que o mesmo líder que decretou disciplina de voto sobre esta matéria a aprove passado algum tempo? Sócrates proibiu todos os deputados do PS de votarem livremente, em conformidade com a sua consciência e vontade popular(à excepção do meu conterrâneo Pedro Nuno Santos, ex-líder da JS que se tem batido pelo direitos dos homossexuais).
Como pode este homem, apenas uns meses depois, incluir o que antes proibiu na sua moção? É ridículo! Não acredito que seja um retrocesso ou uma mudança de política. Só acredito que seja mentira. Pior, uma mentira que tem como objectivo tentar sacar alguns votos aos homossexuais menos providos de inteligência crítica. Pois eu também acho que não conseguirá nada!! Porque esta malta não é parva nenhuma, porque os portugueses (eu quero acreditar) não se deixam enganar por argumentos falaciosos como o do que está e o que não está agendado para determinada legislatura.
Relembro a situação da legalização da interrupção voluntária da gravidez. Um referendo em 98, ganhou o NÃO. Após 9 anos de discussão pública, de movimentos civis radicais e de discursos inflamados, ainda assim, o PS não teve a coragem de aprovar a "lei do aborto", fazendo uso da sua maioria absoluta. O PS não teve a coragem política que se exige a um partido que governa um país!
Acham mesmo que agora, do pé para a mão, vão aprovar uma lei que determine a igualdade de direitos entre homo e heterossexuais?? NÃO NÃO NÃO! Eu não acredito!! É falso, é mentira! No máximo vão avançar para o referendo... o que vai consumir rios de dinheiro e papel, vais dividir a população, vais opor a igreja ao Estado, vai causar chatices entre amigos e onde me parece que ganhe o "Não", de novo. Se esta for a via escolhida, acredito que, daqui a 9 anos seja um governo verdadeiramente de esquerda a aprovar esta lei.
(Confesso que sou um bocado intolerante a esta situação de discriminação. Não me cabe na cabeça que um sistema possa dizer a um casal que se ama, ou não porque isso não interessa, que não se podem casar! Se o casamento é um contrato com benefícios fiscais e sociais para as partes e a situação fiscal, judicial ou social dos que pretendem casar em nada os impede de tal, porque raio há-de impedir o sexo? Simplesmente não faz sentido. Quem caralho este gajos se julgam para dizer, seja a quem for, que não se pode casar? Seja qual for a razão, muito menos o sexo! "Olhe desculpe, o senhor não se pode casar porque o seu noivo é do mesmo sexo que você" How stupid is that?)
Hipótese um: tudo o que disse está correcto e daqui a 9 anos estará Pedro Nuno Santos no governo e aprova esta merda sem dar satisfações a ninguém (o que não me parece tirânico já que estamos a falar de um direito fundamental de uma parte da população).
Hipótese dois: Sócrates lê este post e processa-me porque o chamo de mentiroso, o ataco na sua honra e o descrebilizo. A minha identidade de blogger é púbica e por isso vou dentro, defendo-me com tudo o que puder incluindo os meus amigos advogados que são todos PS. Torno-me uma defensora das liberdades sexuais (e não só), faço campanha e passo a ser conhecida como "a hetero que parece fufa, mas não é". Ganho a causa porque entretanto o governo de Sócrates caiu, a lei não foi aprovada e afinal eu tinha razão.
Hipótese três: Sócrates vem a público assumir a sua homossexualidade e anunciar o enlace com Diogo Infante. Serão o primeiro casal homossexual a dar o nó, em Portugal, em 2010, só para dar o exemplo. Seguem-se o Goucha e o Malato (cada um com o seu respectivo, claro!). Herman José permance para sempre um híbrido, porque não se consegue decidir, masvai às bodas todas dos famosos! Eu passo a ter um casório por mês e a luta passa a ser a possibilidade de adopção pelos novos casais.
Ainda estão a pensar no Diogo Infante? Eu explico. Lembram-se daqueles rumores que juntavam Sócrates e Infante? Recordem-se bem. Agora, atentem no facto de Diogo Infante ter sido nomeado para Director do Teatro Nacional D. Maria II. Sem lhe tirar o mérito que possa ter, uma nomeação, é sempre uma nomeação... e eu não acredito muito em coincidências!
E agora, a candidatura ao mundial 2018. Mas esses gajos pensam que nós somos parvos ou que somos estúpidos?? Portugal, esse país tão rico, constuiu 10 estádios de raíz para um simples Europeu. A candidatura exige apenas 6 estádios, mas nós, como somos ricos... bota construir! (só a título de curiosidade, a Suiça, esse país pobre, não construiu nenhum estádio para receber o campeonato que dividiu com a Áustria)
Os estádios construídos para 2004 estão a cair de podre e de abandono, de falta de público e de degredo (fora os dos 3 grandes). Refiro-me sobretudo aos estádios do Beira-mar e da União de Leiria, que são os que melhor conheço. Estão podres!! São estes mesmos estádios com os quais nos vamos candidatar ao mundial. É mentira!!
Se ganharmos essa candidatura (eu espero bem que não, porque aqui não se sabem fazer as coisas à suíço!), o mundial será 14 anos após o europeu. 14 anos!! Se, os estádios de 2004 chegaram a 2009 todos fodidos, estarão em condições para albergar um mundial daqui a 9 anos? Claro que não!! E com essa desculpa, nós construiremos mais estádios!! E como somos um país tão rico, se construímos 10 estádios para um europeu, não nos ficaremos com o mesmo número para um mundial!! Lá vai a taxa de desemprego entre imigrantes descer, para contento da Fereira Leite.
Vai ser um tal construir, à pressa e mal, sem planeamento (como o estádio de Coimbra, no meio da cidade, com maus acessos...). E tudo isto para quê? A Espanha é mais forte, vai ficar com a final (ou isso ou realizar-se-á em Olivença!). Para andarmos 20 dias com cabeça em água, em delírio total, cheios de turistas porcos, a vomitar futebol pelos olhos? Eu gostei imenso do Euro 2004, da agitação, do relvado sintético que havia no centro de Coimbra. Mas terá valido a pena?
Perdemos, ficamos com estádios que são uns mamarraxos dignos de uma comédia (de novo os do Beira mar e da união de Leiria) ou de uma casa de banho verde, devemos ter gasto tanto ou mais dinheiro do que aquele que gerámos... e o que nos resta?? bandeiras rasgadas ao dependuro em janelas sujas... é só isso que nos resta! Pois, a mim só me resta esperar que a Indonésia ganhe a candidatura, que aproveite para fazer um campeonato de surf ao mesmo tempo, e que, nessa altura, eu tenha dinheiro para lá ir. Prometo não ser uma turista porca!
quinta-feira, janeiro 29, 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Tanto ódio! Especialmente ao SCP! :D:D
És grande Lee, um dia serás alguém!
Só espero que fças algo a sério depois, ou terás que ouvir de mim!! :P
e olha... bem "dezido".
Pese embora eu ache que s'os estádios estão podres é por falta de manutenção. Em vez de encherem as cadeias e aumentarem a despesa pública com a sua alimentação, "vendam" o trabalho deles: 'tá a limpar a porcaria (dos turistas porcos)!
E sim: se podem proibir alguém de se casar porque são do mesmo sexo, também haviam de proibir casamentos entre pessoas que não se amam, entre pessoas geneticamente incompativeis para procriação e afins... maldita herança romano-cristã!
Beijos desde o Norte!
Enviar um comentário