terça-feira, abril 24, 2007

Moscovo II

Moscovo é maior do que se possa imaginar; a capital de um império. Aqui vivem mais pessoas que em Portugal, há mais linhas de metro que em Lisboa e Porto juntas. Obviamente a diversidade cultural é o espelho da cidade e isso vê-se na rua, em pormenores.


uma pausa merecida junto à estátua de um poeta e à sala de concertos de Tchecov. Como qualquer cidade cheia de história, sempre que, ao acaso, escolhiamos um sítio para descansar os pés, logo nos apercebíamos que estávamos em algumas das páginas do guia Routard.

aí está a sala de espectáculos.

em frente há uma réplica das torres de Stalin, esta data de 1949. Há sete como esta em Moscovo. Uma é a da universidade. São gigantes e esplendorosas e de um certo ponto da cidade podem ver-se todas ao mesmo tempo. São enormes monumentos ao regime, com foices e martelos na base e estrelas no topo. Por muito bonitas que sejam, e são, não deixam de ser esmagadoramente assustadoras. Junto da torre da universidade, que foi a de que nos aproximamos mais, sentime mais pequena que uma formiga!
Mas nem só de Stalin viveu o regime.. aliás, diga-se que de Stalin só vi o túmulo, com o busto, as torres e ouros edifícios megalómanos espalhados pela cidade. “He was a traitor rat” diz-nos Lena, moscovita nascida antes do colapso da união. O facto é que de Stalin restam apenas edifícios e de Lenin restam edifícios, estátutas, bustos, pinturas, avenidas e parques com o seu nome. Por exemplo


não é preciso dizer que esta estação de metro, sim é uma estação de metro, tão imponente como tantas outras, chama-se Leningradski. Já vos disse que é proibido fotografar estes sítios. Será por causa disto:

ou disto?

a verdade é que queria ter fotografado muito mais, porque todos os painéis tinham um Lenine diferente, mas a polícia não deixou…
Mais um pormenor de uma estação de metro, da quel não recordo o nome:

Moscovo vale a pena até pelas estações de metro!! Todas têm uma iluminação diferente proporcionada por grandes candeeiros e lustres. Algumas estações são verdadeiros museus, podem perder-se horas lá dentro a admirar as pinturas ou as estátuas. Há (várias) estações com imagens de Lenine e outras com martelos e foices ou símbolos da luta operária. É frequente encontrar murais de um casal de trabalhadores, de faces convictas, empunhando ferramentas de lavoura!

Sem comentários: