segunda-feira, abril 02, 2007

a semana passada

Informam-se os senhores passageiros do voo “Neverland - Tallinn”, pela companhia “4000 km a Leeste”, que a viagem segue dentro de momentos. Pedimos desculpa pela demora…
Como já vos disse, não tenho internet na minha nova casa. Quer isto dizer que os posts que escrevia diariamente antes de dormir se transformaram em filmes, cafés, cervejas e livros… Tenho estado pouco tempo sozinha com o meu Polar Bear; ora estamos a trabalhar, ora ele a descansar e eu a curtir! Desculpas pedidas (e espero que aceites) vou tentar por-vos ao corrente do que se passou na passada semana.
Na sexta-feira passada (23) foi pseudo-festa de despedida da Marion, a fadinha francesa! A miúda era de poucas falas, mais dada ao messenger que outra coisa. Estava num projecto merdoso, num vilarejo algures no meio da Estónia. Dados os seus menos de 20 anos, não se aguentou muito tempo, desistiu e decidiu voltar pá França! Todos os fins de semana que passou em Tallinn foram dentro do apartamento de Lasnamae. Nada de sair, ver gente, conhecer a cidade… Messenger e bolachas!

A imagem que aguardo dela é sentada no sofá, portátil no colo e fones nas orelhas, completamente alheada do que se passava à sua volta. Claro que em resposta recebeu um enorme desapego por parte do pessoal. Tanto que no dia da sua despedida metade das pessoas estavam em Parkla, numa quinta (tipo o projecto do Lampi) onde estão 6 voluntários, uns a ordenhar vacas e fazer queijo e outros a trabalhar com pessoas especiais.
Conclusão: jantar de despedida e éramos uns 7 ou 8. Até é fixe, de vez em quando, termos assim umas ceias calminhas, em que dá para toda a gente falar com toda a gente. Mas… Valeu-nos a garrafa de vodka ucraniana (com mel e malaguetas!!!) =)

Acabado o jantar e o paleio, aproxima-se a hora do último autocarro e qual não é o nosso espanto quando a chavala se lembra que não queria sair de casa… Bebeu vodka como nunca ninguém a tinha visto beber! Começou a ficar triste porque não sabia se ir embora era a decisão mais acertada, mas curtir a última noite que é bom… nada! “Tudo bem, tu lá sabes… nós vamos sair que isto de estiar em casa não tem assunto. Adeus, adeus, prazer em conhecer-te, um dia destes vamos a Bordéus, blá blá blá”… E o raio da miúda nem se dignou a levantar a peida do sofá para se despedir de nós!!! Nem o portátil arrumou para o lado!!! Como se a nossa indignação não fosse pequena, ainda se lembrou que tinha pago o jantar e que portanto lhe devíamos 20 kroons (1,33 €)cada um! (um parenteses para dizer que a malta que vai embora, bem como a que faz anos, patrocina a comida do jantar em causa e o restante povo paga o álcool!) Para quem em 7 meses, do “ordenado” de voluntário, conseguiu juntar 5000 kroons (320 €) isto foi de um desplante incomensurável! Mas no dia seguinte teve o que mereceu ou mais um bocado!! =P chegada ao aeroporto com a Laura (que lá foi pô-la porque mais ninguém se voluntariou…) deparou-se com o bilhete de regresso cancelado! A mãe tinha-lhe comprado a viagem em França, numa promoção qualquer. Pagou uma pechincha pelas viagens Paris-Tallinn e Tallinn-Paris. Mas como ninguém fez a viagem Paris-Tallinn a volta foi automaticamente cancelada… a mim parece-me bastante óbvio, mas à miúda, pelo que contou a Laura, até lhe caíram os tin-tins! Lá teve que pegar em todo o guito que juntou e pedir mais um tanto emprestado à alemã para voltar pá França.
Escusado será dizer que quando a Laura (que também é uma personagem um tanto ou quanto exequerável, dado o seu humor, ou a falta dele…) nos contou isto a nossa primeira reacção foi de espanto e pena. Mas 10 segundos depois… a gargalhada geral! Vão-se os anéis, ficam os dedos… Mas para quem não curtiu nada do que havia para curtir aqui, deve ter ficado muito pouco! Enfim, basta de ser má, passemos a sábado!

Sem comentários: