segunda-feira, abril 02, 2007

a semana passada II

Sábado, 11h00 da manhã – Workshop de escrita criativa powered by Loesje (www.loesje.org). Esta organização internacional (sediada na Holanda) tem como objectivo animar o mundo e alertar algumas consciências através de frases inscritas em postais, posters e autocolantes. As frases são escritas em inglês e sem pontuação, ordenadas no espaço de maneira a poderem ser lidas e interpretadas de várias formas. Ou seja, há uma série de dizeres criativos que são distribuídos a quem participa nos workshops para criar novas frases. Depois do workshop é ver o povo a colar autocolantes pela cidade, distribuir postais e fugir à moina… Uma alegria!
Para perceberem melhor o espírito da questão aqui ficam algumas das frases que figuram agora em Tallinn “To know what you eat Cook yourself”, “Make people smile Show your new funny socks”, “I didn’t ask for snow But still I don’t mind”, “If you don’t want to write by hand Try writing by heart” e mais algumas que agora não me lembro.
Então o workshop funciona assim: cada pessoa sugere um tema e depois escolhem-se mais uns dois ou três, mais o tema “Blank”. Cada pessoa deve escrever uma ou mais frases em cada tema e se tiver mais alguma coisa a acrescentar que não se encaixe em nenhum dos temas, deve escrevê-la no “Blank”. Escritas as frases cada pessoa escolhe um lápis de cor e faz um círculo à volta da(s) frase(s) que mais curtir em cada tema. As frases com mais círculos, por tema, ganham o direito de se tornarem postais, posters e autocolantes que viajarão por esse mundo fora!
Dado o factor “sábado de manhã”, nós éramos só uns 9 (6 EVS), mas fizemos coisas bem giras! Algumas das minhas frases receberam o maior número de círculos no tema a que pertencíam. (Mas dada a minha formação académica sinto-me em posição favorável em relação aos outros) Por isso, quando virem por aí algo como “Your mind knows no borders Enjoy your trip” (tema: Travelling), “Turn off the tv Turn your life on” (tema: Television) “If the doors are closed Open a window” (tema: Window) e “Loving yourself makes you good Loving the others makes you better” (tema: Love), já sabem que os direitos (morais) de autor são meus!
Não me lembro das outras frases que “ganharam”, mas dentro em breve tudo isto estará na net e eu informo-vos!
Quando acabou o workshop, fomos cafezar para uma esplanada. Eu sei que para quem está em Portugal e se calhar até já foi à praia comer uns tremoços e beber uns finos, ir a uma esplanada no centro da cidade não é nada de especial. Especialmente se consederarmos a swetear, o cachecol, o vento fresquiiiiiinho… Mas também é de levar em conta os óculos de sol e os dez graus positivos! Foi a primeira vez que me sentei ao sol aqui… e soube TÃÃÃO bem!
À noite… a puta da loucura!! Jantámos am Lasnamae e depois fomos a uma festinha em casa do Thomas, o frances que parece o Emanuel Botelho! Tudo calmo, éramos poucos, mas sabíamos que “o povo” estava à espera no centro. “O Povo” = “Võru People” Quando dei por mim no Juksuur estava no meio de quase 20 e tal pessoas! Entenda-se que há 52 voluntários na Estónia e de repente mais de metade do povo estava reunido! Só de Tallinn éramos uns 12, mais os 5 ou 6 de Võru (incluíndo o Nuno, o tuga há menos tempo na Estónia), a Sete e a Camille de Parnu, mais um povo de Viljandi e uns quantos que estão em aldeolas cujos nomes são inpronunciáveis… Como se não bastasse ainda se juntaram uns estonios a nós! É muito bonito conhecer bué de gente, falar com pessoas diferentes, principalmente com o Nuno. Para mim é sempre uma alegria encontrá-lo, mandar umas caralhadas para o ar e puder finalmente dizer certas merdas que não podem ser traduzidas literal nem livremente!
Mas 30 pessoas não cabem em lado nenhum juntas, é díficil coordenar semelhante “turma” e claro que os “professores” são os que conhecem a cidade! Imaginem uma visita de estudo, durante a noite, em que os professores estão com os copos e deixaram o plano da visita no autocarro… o caos! E assim foi. Houve pessoas com quem nem sequer falei, como o alemão que nasceu na Rússia e viveu no Cazaquistão…
Domingo de anhanço total, jiboiar, vegetar e todos os verbos que conheçam para expressar o sentimento domingueiro!

Sem comentários: