segunda-feira, fevereiro 05, 2007

mais um fim de semana em Lasnamae!!

Este fim de semana foi extremamente produtivo, especialmente no campo de conhecer portugueses e falantes da língua de Camões!!

Na sexta à tarde não fiz grande coisa... andei com a Julia à procura de prendas, porque ela vai a Rússia e convém sempre levar qualquer coisinha para a família e amigos. No nosso périplo pelas lojas de recuerdos heis que: descubro a Casa de Portugal, mercado português. Bem, mas de mercado português não tem nada, absolutamente, a não ser o vinho e a comida... Quer dizer é uma loja, no centro da cidade com vinho e comida portuguesa. Mas pelo aspecto da coisa deve ser caro que até dói!! Não entrei para confirmar, até porque o ar de estona da gaja que lá estava a atender foi altamente desencorajador...

À noite, como íamos a uma festa brasileira disse ao Luís para aparecer, e ele assim fez mais a sua amiga Letã. Alegria!! Ainda a festa nem tinha começado e já eu estava a falar português! Encontrámo-nos num bar onde os voluntários param muito e que se chama Juuksur. Também tinha combinado lá com Sara, a americana que conheci na aula de russo! Este bar é engraçado mas, entretanto, já vi milhares de reclames a dizes "Juuksur" na rua! Só ontem é que a Lena me disse que significa "cabeleireiro"!!! Bem bonito! Uma cerveja depois lá fomos para a festa brasileira ou carnaval, ou whatever!!! O salão onde foi a festa era tão grande que parecia estar vazio... o que, como devem imaginar não é lá muito abonatório! Mas foi fixe comer feijoada, beber caipirinha e encontrar N gente que fala português! Tipo brasileiros e as suas esposas estonas e mais uma estonas que foram aprendendo português do Brasil. Encontrei também uma estona que esteve em Coimbra de Erasmus, nas Letras!! Escusado será dizer que não a conheci, na altura! Mas depois disso foi para o Brasil em SVE e agora continua a falar português correctíssimo!


os cozinheiros e mestres de capoeira Tôni e Lauro... desfocados por culpa minha, claro!!


Julia, the barberian a dar-lhe na feijoada!! Estava mesmo boa!!


um pouquinho de capoeira para abrir a pista...

Bem, mas a verdadeira festa começou quando saímos desta... depois de uma breve incursão num bar chamado Texas, em que é preciso ter 21 anos para beber (mas é muito mais mexicano do que americano) fomos ao Levi'st. Espaço pequeno, pouco ventilado, música alta, cerveja barata... pareceu-me bem! Então quando um morenão mete conversa connosco, pareceu-me ainda melhor! Quando lhe disse que era portuguesa tratou logo de me apresentar a outra portuguesa, Gabi, de Lx!! Alegria alegria!!! Para quem se andava a queixar que não havia portugueses nesta terra, conhecer dois de uma vez só foi no mínimo lindo! O Luís já tinha batido a retirada, os ouros estavam meios aterrados no sofá... Mas Julia e eu fizemos a festa sem grande problema! Ainda tive tempo para conhecer um grupo de estonos muitos simpáticos e diveridos (coisa rara)! Uma das raparigas deste grupo tem um quarto para arrendar na casa que divide com um turco, no centro da cidade! Gosto de gente assim!! Bem, o Juuksur fecha às seis (e parece que é o único sítito assim...), ou seja, só nos apercebemos das horas quando deixou de haver som... Mas temos que ver as coisas pelo lado positivo: assim podemos ir de autocarro para casa, sempre são umas coroas que se poupam!

No sábado devia ter ido ver um quarto... mas não me consegui mexer do sofá da sala de Lasnamae, todo o dia e toda a noite... O jantar foi tipicamente ucraniano, feito pela Lena. Às batatas cruas e raladas, ela juntou um pouco de farinha e fritou pequenos bocados com carne picada lá no meio! Não me consigo lembrar do nome, mas estava delicioso!

No domingo lá fui ver o quarto, em casa de Aleksei, um jovem russo. A casa é fixe, o quarto enorme, a cama de casal... e tem tudo que a outra casa não tinha: tv, net e máquina de lavar roupa! O senão: é longe como tudo (30 minutos de bus). Vou ver outras coisas, mas se até ao fim da semana não encontrar nada melhor...
À tarde foi tempo de porcurarmos uma prenda para o Georgius, o grego que faz anos hoje!! Tarefa difícil, visto que ele decidiu vir connosco às compras! Mas lá encontrámos uns belos boxers de cetim azul turquesa com um Hércules muito engraçado e a bela inscrição "Love God"!! O jantar grego é hoje, assim que houver fotos, partilharei!
Prenda comprada, café bebido (um euro e meio) siga ao encontr da Gabi e da sua amiga romena! Mais uma tarde agradavelmente passada, paleio e mais paleio, umas cervejas, umas panquecas incríveis no Kompressor, mais cerveja... À noite, de volta a Lasnamae era a minha vez de cozinhar! Ora cá vai disto: pasta com um bocado de carne picada que tinha sobrado do jantar ucraniano e mais uns vegetais para dar cor à coisa! A Julia, o Georgius e a Lena foram unânimes em concluir que esta foi a melhor pasta que comeram na Estónia! Para mim foi um grande elogio, tendo em conta que moram com um italiano que cozinha muito bem!! Pena que o Christian esteja com outros voluntários em Berlim e não tenha provado a pasta à tuga!!

Mais nada há a registar deste fim de semana... a não ser que a temperatura está bastante agradável: entre os -2 e os +2. Quer isto dizer que: 1 - até dá para andar de saia, 2 - sem luvas, 3 - nem gorro!! 4- A neve está a derreter, a relva volta a aprecer. parece bom, mas não é porque como está frio na mesma a neve feita em água rápido se transforma em gelo, escorregadio, quebradiço, fatal!! Já escorreguei umas 1583 vezes, mas ainda não sei nenhum trambolhão! Acho incrível!!

Sem comentários: