segunda-feira, março 19, 2007

dois meses e tres dias

estou em Tallinn há 2 meses e três dias. Acho que é tempo de vos falar do meu trabalho!! Todos sabem que trabalho numa organização de informação para jovens da comunidade russa, certo?
Ora o meu projecto divide-se em três partes: com os jovens mais novos falo de noções básicas de jornalismo. Uma vez por semana dou-lhes umas luzes sobre fontes, temas, ângulos, características das notícias, rotina, agenda, etc. Estes miúdos (13-19) escrevem notícias para o portal da organização. Eu vejo (o que posso) dos textos, tento organizar a informação da melhor maneira, explico-lhes as diferenças da escrita para impresso e para on-line... é giro!
A segunda parte é com um grupo de jovens mais velhos (18-22). Estes são estudantes de jornalismo na Universidade de Tallinn e escrevem para um semanário de língua russa que tira 17 000 exemplares. Têm duas páginas a cores para encher por semana. Com estes jovens o meu trabalho é fazer parte da equipa enquanto fotógrafa e jornalista experiente (adoro isto!!). Ou seja, sugiro e debato os temas com eles, mando uns bitaites sobre ângulos de abordagem, sobre com quem falar, o que procurar, etc. Depois tiro as fotos e está feito e nas bancas todas as sextas feiras!
mas a terceira parte é a que me dá mais pica porque é aquela em que trabalho como jornalista ou algo que o valha!! Estou a preparar uma versão em inglês do site da organização. Obviamente não me é possível traduzir todas as notícias que os "miúdos" escrevem para o portal e para o jornal (que estão no site da org tb). Então estou a preparar várias secções que vou ter que encher: Notícias sobre a Estónia e o estrangeiro, actividades da organização, apresentação do Serviço de Voluntariado Europeu, entrevistas com voluntários, diferenças culturais entre a Estónia e o resto do mundo, etc. Estou a curtir muito preparar isto porque é um legado que vou deixar aqui, e também, porque tenho carta quase branca para fazer as coisas como quero!
eu sei que este post é pequeno para falar do que faço todos os dias. Mas a vida de um voluntário não é só festas, como pode aparentar todo o resto do blogue!!!
Prometo para breve fotos do projecto e descrição mas detalhada das minhas actividades profissionais ou voluntárias!
**

2 comentários:

Bottled (em português, Botelho) disse...

Cara miss lee,

Eu bem desconfiava que a palavra malvada começada por "T" e acabada em "rabalho" tinha de aparecer, mais cedo ou mais tarde... mas, afinal, o que é que esta malta nova tem contra as festas?

A própria vida em si não é ela uma grande festa?
(silêncio absoluto, quando tomo consciência da filosofia pós-cerveja pós-tinto pós-vodka pós-martini pós-absinto pós-rum e pós-frasco de etílico que acabei de deixar escrita...)

E eu que já estava quase convencido que iria ser voluntário quando fosse grande... assim à machadada, dá-se cabo de um sonho que em mim nascia, que era quase uma vocação!

Vou curar a ressaca, com o desespero estampado no gargalo!

Hic Hic Hurra

Mexicano em Praga disse...

Näo é só festa, näo...¨
Festa é a actividade principal, como part time há essa coisa chamada de trabalho. Blargh que coisa feia...

Haja alguém que o faca!