terça-feira, março 06, 2007

undreground Tallinn

Vindos do lago, decidimos ir visitar umas passagens subterrâneas que há na alta de Tallinn. (Sim, eu gosto de comparar Tallinn a Coimbra e como tal acho que esta cidade tem uma Alta, a parte mais elevada da cidade, na zona velha, onde fica a embaixada tuga, e a Baixa, tb na zona velha, área de comércio, restaurantes, etc)
Então, passagens subetrrâneas e Tompea era tudo o que sabíamos. Encontrámos o Georgios e o irmão pelo caminho e lá fomos rumo ao desconhecido. Bem, as passagens foram construídas durante as invasões suecas, mas foram maioritariamente usadas pelos soviéticos durante a ocupação. É assustador, não por ser debaixo de terra, mas pela qualidade da construção. Até telefone os soviéticos tinham aqui!!

Tilemachos e Georgios em primeiro plano, Kêlig ao meio e Alice ao fundo. Espero que percebam o comprimento das passagens... e nós só vimos uma ínfima parte, a que está aberta ao público!

depois de ter visto estas casas de banho juro que nunca mais me queixo das retretes do AVANTE!

para quem quiser tirar uma soneca é só trazer o colchão... dasse!!! Foi muito estranha esta incursão pela undreground Tallinn.. É assustador pensar que os soviéticos podiam controlar tudo a partir daqui! Podiam até destruir a cidade sem sequer sofrer um arranhão! Nem quero pensar quantas pessoas viveram aqui ou aqui estiveram cativas!!

Mas como estávamos numa maré soviética decidimos ir ao Museu da Ocupação e Luta pela Liberdade que afinal é ali ao lado e custa apenas 33 cêntimos!! Grande lição de história e de cultura estoniana. Apesar de os Nazis terem invadido e ocupado Tallinn durante a IIGM consta, neste museu como na cabeça dos estonianos, que esta invasão não foi tão prejudicial à Estónia como a oupação soviética!! Faz-me uma certa confusão que se comparem assim as coisas, que se julgue uma invasão melhor que outra e que depois de equlizem símbolos...

segue-se uma série de fotografias de peças do museu. Porque história é história e nem a memória colectiva a pode mudar!!







2 comentários:

Bottled (em português, Botelho) disse...

Cara miss lee,

Fotos extraordinárias e um relato impressionantemente real de um país, agora livre, que já esteve como as casas-de-banho públicas: sempre ocupado!

Devo dizer-lhe, igualmente, que a bancada parlamentar do Partido Comunista está a babar-se desde que eu para lá enviei, por mail, o endereço do seu blog... (just kidding)!

Hic Hic Hurra

Post Scriptum - Litro e meio de 'jolinha a 50 kroons!!!!!!! Heaven... I'm in heaven... la la la la la la la la, and so on...

Lampimampi disse...

no outro dia em tampere fui ao Lenin Musuem e ha la uma estatueta igualzinha a essa...
:P