domingo, janeiro 28, 2007

algo de util

a malta na sexta bebe uns canecos, sábado acorda tarde e com a sensação: "Tenho que fazer algo de útil pelo meu dia!". E assim, lá fui eu para o centro da cidade rumo ao museu da fotografia. Muito interessante, tanto o edifício do museu, como a colecção de cameras obscuras (parte da exposição permanente) e a exposição temporária!! Grandes imagens de Tallinn e das suas igrejas de diversas religiões, de vários edifícios que foram destruídos durante as guerras (I e II mundias) e as invasões (russas e alemãs) e de cenas que se mantém exactamente na mesma!


A entrada do museu. Por um euro apenas (15 kroons) podem ver-se as duas exposições e o edifício do século XIV que foi até aos anos 80 (do século passado) a prisão da Town Hall, que é mesmo em frente (e a rua não é assim tão larga!!)


gosto da maneira como têm alguns objectos expostos. Em todo o edifício ainda se notam marcas de correntes e grades...


da exposição temporária "15 vistas mais" de uma das maiores igrejas da cidade. Esa Kivivuori, autor, fotógrafo finlandês, diz que "O objectivo da fotografia de arquitectura é encontrar a alma do edifício, rather than reproduzi-lo"


a torre da igreja ardeu e caiu (in the 70's), mas eles ergueram-na de novo, exactamente igual!


a catedral ortodoxa de Alexandre Nevsky, 1894, continua igualziiiinha!! (já sabem como se parece agora porque eu já mostrei!)


Uns negativos do início do século XX. Lindo!


Uma das salas do museu, com lentes, cameras obscuras e retratos de estonianos rurais, por um fotógrafo (estoniano) muito conceituado cuja câmara foi confiscada pelos soviéticos...

1 comentário:

Mexicano em Praga disse...

sim senhora!!
muita cOltura aí pro ppl,e coiso!
já falas estonense??
lol!