terça-feira, janeiro 16, 2007

do Porto a Tallinn sao tres dias de distancia (versao completa)

saí do Porto, sábado de manhã, passei a tarde em Amestrdão, sozinha... À noite saí em RIga! aí está a dura vida de um voluntário!!

senti o meu SVE verdadeiramente começar, ainda no ar, quando vi a Holanda... um patchwork verde e castanho, de campos e água.
Nem vale a pena dizer o que vi ou fiz em Amesterdão... Só tive tempo para ir do aeroporto para a estação no centro da cidade, passear um pouco (o que a mochila de 10kg permitiu) e voltar para o aeroporto. Andei pelas ruas que podiam ser da baixa de qualquer cidade, das que eu conheço (menos as marroquinas). O que, obviamente, não quer dizer que a cidade não seja bonita, porque, mesmo a chover, ela é bem gira!!
ainda bebi um chazinho num coffeshop com um empregado giro! qual o critério que um turista deve usar para escolher um coffe shop?? eu fui pelo sonoro!! nunca o electro me soube tão bem!
nas viagens de comboio entre o aeroporto e o centro da cidade, reparei que a arquitectura é tao cinzenta como o céu e castanha como a água. mas as janelas dão um colorido engraçado à questão.
foi um bom começo para esta viagem!

Amesterdão-Riga: não vi nada, não ouvi nada, não comi, não nada... dormi!!

Em Riga, tinha dois portugueses (também voluntários) à minha espera, no aeroporto! Foi só o tempo de ir a casa pousar a mala, beber a garrafa de porto, que eu tinha levado, e siga!!! 3 tugas, 3 francius e 3 alemães... tá-se mesmo a ver que dá em bóia total!!! Bem, mas do que vi, o centro de Riga, ou Old Riga (como lhe chamam), é muito bonito e organizado! Fomos ao Frech Bar que eu recomendo para quem quiser conhecer gente gira e ao Casablanca, recomendado para quem fuma. Sim, não se pode fumar quase em lado nenhum... ou seja, um bar onde se pode fumar, é uma alegria para muita gente!!! E às 5 da manhã há um tuga que se lembra... "Let's ice skating!"... Ainda bem que o ringue já tava a fechar!!!

pois, mas no domingo nao me livrei!!! la fui ice skating, ou melhor, tentar... aí estão os três tugas à frente do ringue... patingem no gelo a nevar e a chover... é giro, mas foda-se!!



Riga é mt gira... tem pormenores de classe, tipo a entreda desta galeria de arte, em pleno centro da cidade, ao virar de uma esquina como qq outra!!!


só uma galeria de arte

a praça central de Old Riga. o edificio laranja é a Casa da Liga Hanseática (onde está uma estátuta de um homem preto "The only one in Latvija", diz-me uma alemã) e a dou outro lado é a câmara:



Hoje, na viagem de Riga para Tallinn, consegui fotogafar a torre da Televisão, uma verdadeira eiffell destas bandas (ou não estivessa ela tb assente em três pés)...



esta é uma estranha tradição dos habitantes de Riga: colocam um cadeado, nesta ponte, quando se casam! Iwonder what they do when get divorced...



ah!! e sim, porque muito se fala em choque cultural! aqui fica a Ópera. Nestes países é este o significado de cultura popular. e é muito barato ir à Ópera, ao Teatro, ao Ballet...



(e não, não consigo girar as verticais... sei lá porquê!!!)

4 comentários:

Joana Lourenço disse...

Fico contente que tenhas chegado bem e que tudo se esteja a compor!
Eu tambem ja voltei ao meu cantinho, ca em Minsk!
Boa sorte e diverte-te!!!

Muitas beijocas,
Joana

Bottled (em português, Botelho) disse...

Uma perguntita apenas: para onde envio a conta do Hospital onde me dirigi para curar o torcicolo no pescoço para ver as fotos?
É que as únicas que estavam direitas eram a da Casa da Liga Hanseática e a da torre da televisão...
Hic Hic Hurra

Anónimo disse...

Boa Linda!!! eu sou tua cumplice, no que me toca a mim vou fazer negocio, vou mandar o pessoal praí!! hehe, grande coragem, + uma mulher k mostra a sua valentia!!! Força miúda!! beijokinhas

Patrícia

Seol disse...

olá! tive a ler o teu blog! eu sou portugues e tou em tallinn, em erasmus...

qdo vieres pra tallinn se precisares de alguma coisa ou se te simplesmente te apetecer um cafe, diz qq coisa!!
lufimasi@gmail.com

beijinho e diverte-te!!